Campo Grande, 23 de abril de 2024

Em live, comentarista Pedrinho, ex-Vasco, cita apelido “Podrinho” e chora ao falar de depressão

Comentarista do Sportv e jogador de destaque entre o final dos anos 90 e início da década de 2000, Pedrinho fez uma live no Instagram nesta terça-feira para falar de depressão, doença que enfrentou quando defendia o Palmeiras – entre 2001 e 2005. Ídolo do Vasco, o ex-jogador de 42 chorou muito ao tratar do tema.

– Eu jogava no Palmeiras, tinha um dos maiores salários do Palmeiras, recebia em dia. Tinha quatro anos de contrato, morava em hotel, em cobertura. Eu era chamado de rei e estava completamente no fundo do poço. A conclusão que a gente chega é que dinheiro, fama e sucesso estão bem longe de ser sinônimos de felicidades. Muito longe.

Em transmissão ao vivo com mais de uma hora de duração, o ex-atleta, ídolo do Vasco e com passagens pelos também gigantes Palmeiras, Santos e Fluminense, direcionou sua mensagem especialmente a jovens que cogitam tirar a vida por conta de depressão.

Pedrinho citou o quanto o machucava o apelido “Podrinho”, dado a ele de forma pejorativa por conta das muitas lesões que sofreu durante a carreira. O comentarista ainda destaca que a depressão o provocou inchaços no joelho exclusivamente por conta da questão psicológica. Hoje, sabe que não tinha problemas físicos, mas destaca que os pensamentos ruins o faziam sentir dores que não existiam.

– O dedão do meu pé tinha um problema de sangue pisado. Eu já tinha o apelido de Podre, Podrinho. Se tivesse que ficar mais três semanas parado para cuidar de sangue pisado, aí mesmo que a imprensa ia acabar comigo. Peguei um dos médicos do Palmeiras que era meu amigo e falei: “Cara, você precisa me ajudar”. Ele resolveu me ajudar, mas não vou revelar o nome dele.

Comentarista Pedrinho, ex-Vasco, se emociona em live ao falar de depressão — Foto: Reprodução

Comentarista Pedrinho, ex-Vasco, se emociona em live ao falar de depressão — Foto: Reprodução

– Ele pegava meu dedão do pé, anestesiava o meu dedo para eu jogar. Quando acabava o primeiro tempo, meu dedo já estava latejando, e ele infiltrava de novo. Foi assim a minha carreira inteira. Machucava. Sabe por quê? Porque eu não tinha mais o direito de ter uma dor muscular a mais que fosse.

– De muitas lesões que tive foi porque tive de esconder as lesões pequenas por um dia de treinamento poupado, um jogo poupado. Eu jogava em cima de dor, tinha lesão grave e ficava dois meses parado. Para algumas pessoas, somos super-heróis. Eu pensava que o cara ganha dinheiro, joga, tá tristinho? Tá com “depressãozinha”?

Confira outros tópicos:

“Depressão mata”

Depressão mata. Depressão vai ser a doença que mais vai matar brevemente. Recebi muitas mensagens sobre crianças e adolescentes que perderam a vida por se suicidarem. A depressão é muito grave, tomou da minha cabeça. Tirou minha saúde, minha paz, tirou a minha vida. Não tinha mais vontade de viver, não tinha prazer em nada. Eu ficava completamente dopado pelos remédios, e aí Deus me salvou.

Para você que tem depressão e para você que não tem, trate isso com carinho. Por trás de um sorriso e de um bom dia, tem muita coisa por trás disso. A gente não sabe o que ela está passando. A depressão mata e mata feio.

“Minha depressão foi gravíssima”

Minha depressão foi gravíssima. A minha foi em estágio muito alto. Estou economizando, porque ainda tenho vergonha de contar alguns detalhes. Estou tentando ser o mais sincero. Ainda me sinto constrangido.

Vontade de viver depois que se curou: “Para mim, 24 horas é pouco”

Hoje 24 horas, para mim, é pouco. Quero jogar futevôlei, estudar e ir para a Globo ver jogo. A vida é muito boa, não é dinheiro. A vida é muito além de dinheiro. Porque a gente associa felicidade a dinheiro. É mentira. Conheço milhares de milionários infelizes. Conheço milhares de pobres felizes da vida, muito mais do que milionários. Agora a minha base familiar ajudou, mas o mais importante foi a fé em Deus.

Auge da depressão

No auge da depressão, eu pegava uma travesseiro, levava para o banheiro do hotel, trancava a porta e ficava escutando louvor. Não queria comer, não queria me hidratar e nem conversar. Só que no outro dia eu tinha que acordar às seis da manhã para ir treinar?

Como você treina sem alimentação, sem preparação física e ainda sendo humilhado pela imprensa, falando que eu ganhava muito? Sendo humilhado com apelidos de Podrinho, canela de vidro? O desrespeito ao máximo sem saber o que tinha por trás daquilo tudo.

Pediu para o Palmeiras suspender seus pagamentos

Pedi ao Mustafá para não receber. Comecei a acreditar que estava errado de receber machucado. Sendo que me machuquei trabalhando. Comecei a achar que eu era errado.

Para vocês entenderem o que fosse a depressão, tive cinco cirurgias no joelho. Uma delas me tirou provavelmente das Olimpíadas, de uma Copa do Mundo pela perspectiva e mudou completamente minha trajetória como atleta.

Se perguntarem: “O que você prefere ter cinco lesões no joelho ou a depressão?”. Prefiro ter as lesões, porque a depressão quase tirou a minha vida. Há pessoas que sofreram comigo, sofreram por mim, e eu muitas vezes fiz essas pessoas sofrerem mais do que eu por também não entenderem o que é a depressão (chora muito enquanto fala).

“Perdi três anos da minha vida”

Quero falar para vocês o seguinte: a vida é maravilhosa. Por causa dessa doença maldita, que vai ser o mal do século, eu perdi três anos da minha vida. Três anos em que eu poderia ter enfrentado minhas lesões, mas de forma diferente.

A gente se prende a pequenos problemas da vida. Estou com um pouquinho de vergonha. Sei o que essa doença é capaz. E eu quero ajudar as pessoas. É a primeira vez que estou falando muito fortemente, mas acho necessário. Estou vendo as pessoas sofrerem pela questão do Covid-19.

Economicamente as pessoas não vão ter o que dar para o filho, e eu não sei o que isso pode acarretar. A vida é maravilhosa, não é feita de rede social, onde a gente só coloca coisas boas. Eu também só coloco coisas boas, porque a gente quer passar coisas boas.

Soube ontem que um menino de 20 anos tirou a vida dele, e isso me deixou muito mal. A vida aqui fora é brincadeira na rua, é amizade, sinta a família e as pessoas para perto de você. Larga essa coisa de videogame. A gente tá com falta de sentimento pelas pessoas.

Eu passei por isso. Não sou melhor do que ninguém, não sou pior do que ninguém. Só quis passar pelo momento que a gente vive, pela questão do Covid e pela questão econômica, que me assusta muito.

Questão psicológica produzindo dores no joelho e recado a youtubers que passam mensagens erradas

Quando eu pensava coisas ruins, a minha mente produzia para o mal. Eu pensava que o joelho estava machucado, e ele ficava inchado. É o poder da minha mente. A vida é demais. Fico invejando antigamente que as pessoas vivam 300, 400 anos.

O que mais machuca são os adolescentes influenciados por muitos youtubers que fazem sucesso danado e só ensinam porcaria. Ensinam crianças a fazer brincadeiras de suicídio. Dá vontade de falar o nome, porque estão ganhando dinheiro com a morte das crianças e das pessoas. É absurdo o nível intelectual em que chegamos. Falo isso porque tenho filho de 15 anos e gêmeas de 8 anos. Tenho que ficar doutrinando o que eles podem ver.

Pedrinho afirma que jogador de futebol não é super-herói e sobre desdém em relação à depressão, algo que o próprio admite que fazia

Como eles não sabiam, eles me sacaneavam. Eu estava tão para baixo. Como eles não sabiam. Como eles achavam que depressão é a mesma coisa que eu achava, eles me sacaneavam. Eles achavam: “Pô, o cara tá com dinheiro e tá tristinho?”. Eu pensava assim. Como eles me sacaneavam, eu não cabia na profundidade do que é depressão. Acabou que a ignorância me ajudou na recuperação.

Jogador não é super-herói. Eles têm todos os problemas que as pessoas têm. Eles têm problema de autoestima, de saúde, de relacionamento com a esposa e com a família. E outra: a família de jogador é grande, hein? Muitos jogadores ajudaram milhares de pessoas, e a sociedade obriga os jogadores a publicarem o que eles fazem de caridade.

Caridade o nome já diz, não precisa mostrar para ninguém. O assunto foi depressão, tenho vergonha ainda, eu assumo. E de algumas coisas que são as mais importantes.

Preocupação com desempregados

Tenho relato de milhares de pessoas que perderam seus empregos. A gente sabe o que um pai é capaz de fazer pelo filho. A gente também não sabe do que é capaz quando não tem dinheiro para fazer. Só Deus para dar livramento a essas pessoas. Os autônomos estão sofrendo.

A gente pode fazer doações, mas não vai acabar com o problema. A gente vai matar a fome por três dias. A causa é muito maior do que isso.

O que é ser vencedor na visão de Pedrinho

Ser vencedor não é ter títulos, não é ser considerado o melhor jogador. Ser vencedor é honrar o seu pai e a sua mãe. Ser um bom cara para os seus amigos, ter fé em Deus, ser feliz, ser agradável.

Depressão escondida atrás de um sorriso

Sempre saber que a pessoa que você encontra na rua, você não sabe o problema que ela está enfrentando. Trate com gentileza, trate com amor.

Depressão: problema de Pedrinho que só os médicos do Palmeiras sabiam

Poucas pessoas sabiam. Eu estava num clube que devia ter 35 jogadores, mais o staff, todas as pessoas que trabalham com futebol… Ninguém sabia da minha depressão, só os médicos sabiam. Os meus amigos não sabiam.

Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp