Campo Grande, 29 de março de 2024

Cem dias de turbulência: Tiago Nunes coleciona dificuldades em início de trabalho no Corinthians

Tiago Nunes foi perguntado sobre a pressão de se trabalhar no Corinthians em seu primeiro dia de trabalho no CT Joaquim Grava, em 6 de janeiro, data de sua apresentação oficial no clube. Disse aos jornalistas que estava pronto para qualquer situação.

Cerca de 100 dias depois (108, para ser mais exato), Tiago afastou ídolos, sofreu dura eliminação na pré-Libertadores, viveu polêmicas (incluindo uma ironia do presidente do clube) e, neste momento de pandemia, tem visto a sombra de Mano Menezes se aproximar.

Uma das primeiras decisões do técnico ecoa até hoje. Colecionadores de títulos com a camisa do Timão, o volante Ralf e o meia Jadson foram impedidos de se apresentar com o grupo depois das férias e colocados numa lista de negociáveis. Segundo Tiago, eles não se encaixavam em sua ideia de jogo. Após longa novela, os dois rescindiram com o clube, mas ainda recebem um bom dinheiro.

Os ídolos da torcida, desde o afastamento, deram entrevistas lamentando a saída. Ralf disse que foi tratado “como qualquer um”. E Jadson, depois de alfinetar o treinador em uma publicação, afirmou que poderia ter sido mais respeitado.

Nesta semana, Andrés Sanchez admitiu que poderia ter conduzido o adeus de forma melhor.

  • Eliminação impactante

Ao redigir uma projeção pouco otimista sobre 2020, a diretoria do Corinthians colocou em seu planejamento que o time chegaria, ao menos, às oitavas de final da Libertadores. A coisa, porém, foi muito diferente. O Timão caiu diante de seu primeiro desafio, na pré-Libertadores, para o Guaraní do Paraguai. A queda lembrou traumas do passado e tornou o trabalho de Tiago questionável.

Tiago Nunes no jogo da eliminação do Corinthians: já são três meses de clube — Foto: Marcos Ribolli

Tiago Nunes no jogo da eliminação do Corinthians: já são três meses de clube — Foto: Marcos Ribolli

  • Poucas vitórias

Todos (diretoria, jogadores, comissão técnica, jornalistas e até torcedores) sempre souberam que seria um início difícil diante da mudança de filosofia de trabalho de Fábio Carille para Tiago Nunes. Em 12 partidas oficiais com o novo treinador, o Timão venceu apenas três, empatando cinco e perdendo quatro. A equipe ainda não venceu nenhuma partida oficial fora da Arena Corinthians.

Tiago Nunes é alvo de contestações no Corinthians — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag.Corinthians

Tiago Nunes é alvo de contestações no Corinthians — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag.Corinthians

  • Cartilha

Ainda no fim de fevereiro, o GloboEsporte.com mostrou que Tiago Nunes havia implementado novas regras de convivência para o elenco e que o fato havia desagradado alguns atletas. O capitão Cássio saiu em defesa do técnico, que também se explicou em entrevista coletiva dias depois, dizendo que “toda instituição tem normas de conduta”. A polêmica gerou algumas mudanças internas.

  • Cifut sucateado

O Corinthians conseguiu criar uma crise enquanto o calendário do futebol está parado e, portanto, sem jogos que possam trazer questionamentos. Há um mês, o treinador disse que encontrou um Cifut (centro de análise de desempenho) “sucateado em relação a informações”. O termo causou muito mal-estar entre funcionários e diretoria. Na quarta, Andrés Sanchez respondeu o treinador com ironia, dizendo que ele “deveria estar no Barcelona”.

  • Mano Menezes

Enquanto é questionado por torcedores e conselheiros, Tiago Nunes vê neste momento a sombra de Mano Menezes, técnico com bonita história no clube e que está desempregado. Segundo o blog do PVC, o treinador já foi sondado, mas reagiu de forma negativa para um possível retorno.Também ao blog do PVC, Andrés negou que o Corintthians tenha sondado o treinador.

Andrés Sanchez e Mano Menezes com Ronaldo durante treino do Corinthians em 2009 — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Andrés Sanchez e Mano Menezes com Ronaldo durante treino do Corinthians em 2009 — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp