Campo Grande, 23 de abril de 2025

Mulheres pedem a premiê da Índia que incentive homens a dividir trabalho doméstico

As brigas sobre quem faz as tarefas domésticas durante o lockdown viraram assunto de debate público na Índia, escreve Geeta Pandey, da BBC em Nova Déli.

O trabalho doméstico na Índia geralmente envolve trabalho pesado. Ao contrário de algumas regiões do Ocidente, poucas casas indianas estão equipadas com máquinas de lavar louça, aspiradores de pó ou máquinas de lavar.

Isso significa que a louça deve ser lavada individualmente, as roupas devem ser lavadas em baldes ou tanques e penduradas para secar, e as faxinas nas casas devem ser feitas com vassouras e panos. Além disso, também é preciso cuidar de crianças, idosos e pessoas enfermas.

Em milhões de lares de classe média, o trabalho doméstico é delegado à ajuda doméstica contratada: cozinheiras, lavanderias e babás. Mas o que acontece quando não se pode contar com essa ajuda porque há um confinamento nacional devido ao coronavírus?

A resposta é discórdia e briga — e, em um caso singular, uma petição para que o primeiro-ministro do país, Narendra Modi, intervenha.

“O cabo de uma vassoura vem impresso com as palavras: ‘para ser usada apenas por mulheres’?”, pergunta a petição, publicada no site change.org.

“E o manual da máquina de lavar ou do fogão a gás? Então por que a maioria dos homens não faz a sua parte no trabalho doméstico?”

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp