Campo Grande, 22 de abril de 2025

Líder de Belarus diz que ‘não é santo’ e propõe entregar cargo após referendo

Alexander Lukashenko, o presidente de Belarus, disse nesta segunda-feira (17) que estaria disposto a entregar o cargo após um referendo, uma tentativa aparente de apaziguar os protestos e as greves em massa que representam o maior desafio a seus 26 anos no poder.

Ele fez a oferta, que insistiu em dizer que não será concretizada enquanto estiver sendo pressionado pelos manifestantes, depois que a política de oposição exilada Svetlana Tsikhanouskaya disse estar disposta a comandar o país.

A vulnerabilidade crescente de Lukashenko ficou clara quando ele enfrentou vaias e brados de “renuncie” durante um discurso a trabalhadores de uma das maiores plantas industriais estatais do país, que são o orgulho de seu modelo econômico de estilo soviético e uma base de apoio crucial.

Opositores se reúnem em frente à fábrica MZKT, em Minsk, na Belarus, nesta segunda-feira (17)  — Foto: Sergei Gapon / AFP

Opositores se reúnem em frente à fábrica MZKT, em Minsk, na Belarus, nesta segunda-feira (17) — Foto: Sergei Gapon / AFP

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp