O Boca Juniors está atento aos resultados positivos para Covid-19 nos testes do goleiro John e do zagueiro Wagner Leonardo e quer ouvir a Conmebol sobre o assunto. O Santos, por outro lado, está tranquilo, porque acredita que seguiu o protocolo da entidade.
Para entender a “confusão”, é preciso voltar no tempo e explicar o que pede o protocolo da Conmebol para a realização de jogos em meio à pandemia do novo coronavírus.
O “Protocolo de operações para o reinício das competições de clubes da Conmebol”, como é chamado o documento, diz que “todos os membros das delegações visitantes e locais deverão realizar o teste mencionado (PCR), não mais que 5 dias antes da partida (preferivelmente dentro das 72 horas antes da mesma)”.
Leia mais sobre o Santos:
+ Cuca tem dilema antes de clássico
+ A justificativa da arbitragem em pênalti sobre Marinho
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/s/o/iLvO0AQDOhgNC05BUmhw/50807928938-d8f38d21a2-o.jpg)
John foi titular contra o Boca Juniors — Foto: Ivan Storti/Santos FC
Seguindo o que pede o documento, o Santos testou no sábado (dentro dos cinco dias antes da partida de ida da semifinal da Libertadores) toda a delegação que embarcaria para a Argentina no domingo. Todos testaram negativo.
O exame só é feito com tanta antecedência pelos clubes quando os jogos são realizados em outros países. No caso do Santos, por exemplo, os membros da delegação precisavam apresentar resultado negativo para o novo coronavírus para entrar na Argentina. Por isso, os testes foram feitos no sábado, data dentro do protocolo da Conmebol e a tempo da viagem.
Na quarta-feira, o Santos realizou outro teste antes do jogo contra o Boca Juniors, mas não por causa especificamente da partida. Os jogadores e todos os membros da delegação passaram pelos novos exames para poderem deixar a Argentina e voltar ao Brasil – nesta semana, o adversário do Peixe passará pelo mesmo procedimento.
Os resultados destes exames de quarta-feira ficaram prontos apenas na quinta – como o de sábado havia ficado pronto somente no domingo. E John e Wagner Leonardo testaram positivo. O Santos, portanto, só soube da contaminação depois da partida de ida da semifinal da Libertadores, e os dois jogadores, de acordo com o protocolo da Conmebol, estavam aptos para entrar em campo.
É assim que o clube entende estar livre de qualquer problema. O laboratório responsável pelos testes realizados na quarta-feira, inclusive, divulgou nesta sexta que os resultados saíram apenas depois do jogo na Bombonera.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/M/z/YoujkTQoeICKn82vfasw/erjj1wpxmaaulqv.jpeg)
Jogadores do Santos fazem teste de Covid-19 na Argentina — Foto: Divulgação/Cemepla
Do outro lado, o Boca Juniors não pretende, pelo menos por enquanto, dar entrada em qualquer representação (uma espécie de reclamação) na Conmebol. O time argentino quer, antes de tudo, ouvir o que a entidade tem a falar sobre os testes feitos pelo Santos e ter mais informações sobre o caso.
Se entender que o Peixe infringiu o protocolo, aí, sim, o Boca Juniors deve dar um passo adiante.





