Campo Grande, 25 de abril de 2024

“Prazer de correr pelos outros”: Willian Arão dá passo atrás para o Flamengo andar para frente

O trecho do depoimento diante do elenco antes da vitória sobre o Sport, segunda-feira, ajuda a explicar o motivo de Willian Arão cumprir mais uma vez o ciclo: desconfiança, crítica e aprovação. Pela segunda vez, o volante deu um passo atrás dentro de campo, e viu o Flamengo andar para frente na tabela do Brasileirão.

Willian Arão em ação contra o Sport — Foto: Alexandre Vidal / CRF

Willian Arão em ação contra o Sport — Foto: Alexandre Vidal / CRF

A volta para briga pelo título com o Internacional passa muito pelo desempenho do camisa 5 como zagueiro (com Jorge Jesus, já tinha dado um passinho para virar primeiro volante). Em quatro partidas, o Flamengo venceu três, o adversário passou em branco em duas e Arão não foi driblado uma vez sequer no combate direto.

A qualidade na saída de bola, que já fez sucesso em 2019 com o posicionamento entre Rodrigo Caio e Pablo Marí na chamada “saída a três”, voltou a ser fundamental para o Flamengo ser impositivo. A marcação fica mais alta, as linhas sobem, e Arão se torna peça-chave.

Willian Arão na zaga

  • Quatro partidas
  • Dois clean sheets (sem sofrer gol)
  • Nenhum drible sofrido
  • Nenhum cartão amarelo
  • Três faltas cometidas
  • Acerto em 94% dos 240 passes
  • Acerto em 19 das 25 bolas longas

Titular com todos os técnicos em seis temporadas no clube, Arão sempre foi elogiado pela noção tática. Entende o que se pede, ocupa espaços, e “corre pelo outro”.

– Ele tem velocidade para cobertura, tem sentido de antecipação, entende o jogo, sabe onde a bola vai, o que é muito importante, tem capacidade de desarme e, principalmente, leitura de espaço. Acontece muito com jogadores de meio-campo que se tornam grandes zagueiros. Pode ser o caminho para o Arão. Por enquanto, nenhum comprometimento – analisou PVC, Paulo Vinícius Coelho, comentarista do grupo Globo.

Willian Arão fez dupla com Rodrigo Caio contra o Palmeiras — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Willian Arão fez dupla com Rodrigo Caio contra o Palmeiras — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Os números do site “SofaScore” indicam que Arão cometeu somente três faltas em quatro partidas e acertou com folga a maioria das tentativas de passes e lançamentos. A falta de rodagem na posição, por sua vez, ainda atrapalha em algumas tomadas de decisão:

– O que pode melhorar um pouco ainda, e não é só dele, é o momento certo do bote. Às vezes, se confunde com o Gustavo Henrique, como no gol do Diego Souza. É uma questão de antecipação, falta uma certa sincronia, que ele vai ganhar com o tempo – disse Ledio Carmona, também comentarista do grupo Globo.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp