Campo Grande, 19 de julho de 2024

GP do Bahrein: Max lidera primeiro treino da F1 em 2021; Hamilton é 4º

A Fórmula 1 está de volta! E trouxe entretenimento no primeiro treino livre do campeonato 2021 da categoria, no GP do Bahrein. Com a melhor volta de 1m31s394, Max Verstappen, da RBR, garantiu a liderança apenas nos minutos finais de uma sessão movimentada ao longo dos últimos 30 minutos, que contou com surpresas da McLaren, estreando o novo motor Mercedes, e da Ferrari, que chegou a colocar sua dupla de pilotos entre os quatro primeiros.

Em segundo lugar, aparece Valtteri Bottas, da Mercedes, fazendo 1m31s692, e Lando Norris, da McLaren, com 1m31s897. Lewis Hamilton, heptacampeão da Mercedes, foi o 4º na sessão, 0s5 abaixo de Verstappen, com 1m31s921.

Max Verstappen no primeiro treino livre do GP do Bahrein — Foto: Getty Images

Max Verstappen no primeiro treino livre do GP do Bahrein — Foto: Getty Images

A maior parte do grid utilizou pneus macios e manteve tempos parelhos, com a diferença chegando a apenas 3s do líder para o 20º colocado, Nikita Mazepin. Em uma nítida evolução da Ferrari, que conseguiu reduzir a desvantagem para a Mercedes na pista de Sakhir em comparação com os tempos de 2020, Charles Leclerc aparece em quinto lugar. Completam o top 10 Sergio Pérez, estreante na RBR, Pierre Gasly (AlphaTauri), Carlos Sainz (Ferrari), Daniel Ricciardo (McLaren) e Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo). Vale destacar que os nove primeiros colocados estão separados por apenas 1s.

Resultados do primeiro treino livre do GP do Bahrein da F1 — Foto: F1

Resultados do primeiro treino livre do GP do Bahrein da F1 — Foto: F1

Homenagem

Sonhando em pontuar após um duro 2020, as Williams entraram na pista do circuito de Sakhir com uma homenagem a Murray Walker, lendário narrador britânico da F1 que faleeu aos 97 anos no último dia 13.

No halo, o canadense Nicholas Latifi traz a frase “eu tenho que parar, porque estou com um nó na garganta”, proferida por Murray Walker na narração do GP do Japão de 1996, quando o compatriota Damon Hill conquistou o penúltimo título da Williams.

Habemus disputa!

O que se encaminhava para ser mais do que a última temporada ofereceu – a briga distante entre Mercedes e RBR – se revelou o oposto na metade final do treino. Quando Hamilton, até então líder com 1m32s214 quebrava as próprias marcas na sessão, Lando Norris assumiu a ponta da tabela, trazendo o novo colega de equipe, Daniel Ricciardo, em terceiro.

Leclerc chegou aparecer na vice-liderança, a 0s096 de Norris, acompanhado de Carlos Sainz, em quarto lugar. Ao longo do treino, a Ferrari conseguiu reduzir a desvantagem para as Mercedes em menos de 1s na pista do Bahrein – no classificatório da etapa de 2020, a equipe italiana se classificou a 2s atrás da rival alemã, que garantiu a pole position com Hamilton.

Aos 45 do segundo tempo

As Mercedes voltaram pra pista com força nos minutos finais do treino. Bottas assumiu a ponta superando o tempo de Lando Norris, com Hamilton garantindo a terceira colocação provisória, mas a três minutos para a bandeira quadriculada, Max Verstappen foi quem levou a melhor, 0s3 mais rápido que o finlandês.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp