.

MARQUINHOS TRAD MASCARA Tucano só vacina quem mora na cidade, mas vê “egoísmo” de Marquinhos em pedir mais vacina
Marquinhos ficou indignado porque a Capital não foi incluída em projeto que imuniza 100% dos moradores (Foto: Arquivo)

A CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) divulgou nota para condenar a exclusão de Campo Grande do estudo. “A sociedade campo-grandense foi surpreendida com a notícia de que a Secretaria Estadual de Saúde solicitou que TODAS as vacinas Janssen, que serão disponibilizadas para o Estado pelo Ministério da Saúde, sejam destinadas exclusivamente para as cidades do interior, sem que nenhuma dose fique na capital para atender aos campo-grandenses”, afirmou.

“Nossa Capital, além de ter a maior população, ainda recebe pacientes de todo o Estado. De acordo com auditoria realizada pela Prefeitura, 65% da capacidade hospitalar da cidade foi ocupada, nas últimas semanas, por pessoas que vieram em busca de socorro, fugindo da falta de estrutura da saúde pública no interior”, pontuou. A Prefeitura de Campo Grande investe R$ 1,4 bilhão em saúde por ano, quase o valor destinado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), R$ 1,6 bilhão, para atender os 79 municípios.

“Não bastasse recebermos toda essa sobrecarga em nosso sistema hospitalar, ainda somos atacados com decretos que impõem rígidas restrições, com mudanças abruptas nos critérios das bandeiras e com mais ameaças de fechamentos”, lamentou o presidente da entidade, Adelaido Vila. As lojas só não fecharam na Capital porque Marquinhos se recusou a acatar a recomendação do Estado e permitiu a reabertura dos estabelecimentos. A decisão acabou sendo acertada, já que o novo decreto manteve a bandeira vermelha no município.

As doses destinadas para a fronteira são para um estudo do VEBRA COVID-19 (Vaccine Effectiveness in Brazil Against COVID-19), que vai pesquisar a efetividade e impacto da vacinação em massa na região de fronteira. Será avaliado o impacto de vacinação em massa em pessoas entre 18 a 50 anos em 13 cidades de fronteira do estado de Mato Grosso do Sul.

Além de Ponta Porã, os municípios são: Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Corumbá e Ladário.

ponta pora exige comprovante de residencia Tucano só vacina quem mora na cidade, mas vê “egoísmo” de Marquinhos em pedir mais vacina
Prefeitura de Ponta Porã exige CPF, RG, Cartão do SUS e comprovante de residência para aplicar vacina (Foto: Divulgação)