Os pilotos que vinham logo atrás de Max Verstappen e Lewis Hamilton no momento do acidente protagonizado por líder e vice-líder da F1, em 2021, opinaram a respeito do lance capital do GP da Inglaterra, realizado na tarde deste domingo, em Silverstone, e vencido pelo britânico da Mercedes.
Valtteri Bottas
“Eu os vi batalhando durante a primeira volta, um pouco como ontem. Eu tive sensação que daria errado, mas eles estavam lutando duramente. Esse tipo de coisa acontece, automobilismo é isso. Pode acontecer quando você está batalhando e não quer ceder. Estou feliz que Max esteja bem, pois foi uma pancada forte. Mas eu sinto que Lewis mereceu a vitória hoje”
Charles Leclerc
“É bem complicado de julgar a partir do carro, pois temos a visão limitada, além de ter acontecido muito rápido. Mas dava para ver que estava agitado à minha frente. Eu vejo como acidente de corrida. Difícil culpar um ou outro. Claro que tinha espaço por dentro, talvez Lewis não tenha usado completamente a zebra interna (apex), mas também é um fato que o Max foi bem agressivo por fora. Esse tipo de coisa acontece e o mais importante é que o Max está bem”
Charles Leclerc, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas no GP da Inglaterra de 2021 — Foto: XPB – Pool/Getty Images
Daniel Ricciardo
“Foi uma pancada feia. E em alta velocidade, não custa nada para um acidente assim acontecer. E quando você está nessas condições, você menos pressão aerodinâmica, principalmente Lewis, que estava no ar sujo de Max. Mas acho que ambos foram quente demais. No fim das contas, Lewis foi muita mais quente pelo nível de aderência que tinha, e acabou deslizando em direção ao Max. Completamente sem intenção, mas essa é a natureza desses carros. Mas eu certamente não vou ficar aqui sentado julgando e dizendo o que um ou outro deveria ter feito”
Fernando Alonso
É difícil julgar de fora. Lewis tinha mais de meio carro ao lado de Max. Então, de certa forma, o Lewis não tinha como simplesmente desaparecer da parte de dentro. Foi um momento infeliz da corrida, mas nada intencional. E também não vi nenhuma atitude errônea de ambos os pilotos. Foi apenas um momento de azar.
Fernando Alonso, da Alpine, no GP da Inglaterra de 2021 — Foto: Mark Sutton – Pool/Getty Images
Levado para o hospital com dores no ombro para mais avaliações, o holandês utilizou as redes para tranquilizar o público, mas também aproveitou para alfinetar o rival, que venceu a prova apesar de receber uma punição de 10s pelo lance. O holandês considerou desrespeitosa a comemoração do britânico pelo triunfo, dado seu estado de saúde.