Campo Grande, 28 de março de 2024

Ana Patricia/Rebeca caem para dupla suíça e tradição de medalha no vôlei de praia depende de Alison/Álvaro

Acabou a participação brasileira no torneio feminino de vôlei de praia nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Em jogo duro, com alternância de vantagem e muito equilíbrio, Ana Patrícia e Rebeca caíram diante da dupla suíça Verge-Depre/Heidrich na manhã de terça-feira no Japão. A derrota por 2 sets a 1 (21/19, 18/21, 15/12) pelas quartas de final, deixou nas mãos de Alison e Álvaro a responsabilidade de manter a tradição olímpica de medalhas do Brasil.

Dupla suíça vence o Brasil e avança para as semifinais — Foto: REUTERS/Pilar Olivares

Dupla suíça vence o Brasil e avança para as semifinais — Foto: REUTERS/Pilar Olivares

Ana Patrícia lamentou a eliminação, mas exaltou o comportamento da dupla mesmo com dificuldades no período de preparação. A brasileira revelou ter passado mal na véspera da partida:

– Tenho certeza que não faltou luta para a gente. Esses últimos dias foram incrivelmente difíceis. Ontem, desmaiei no colo da Rebecca, tive queda de glicemia. Passei a noite muito mal.

“Estou indo triste pela derrota, mas muito feliz pela luta. Em muitos momentos ali dentro passou na minha cabeça de desistir, porque eu não aguentava mais, mas ela estava do meu lado. Tenho certeza que a gente vai para casa com a consciência tranquila”

 

Ana Patrícia e Rebeca em ação na partida contra a dupla suíça — Foto: REUTERS

Ana Patrícia e Rebeca em ação na partida contra a dupla suíça — Foto: REUTERS

Desde que o vôlei de praia entrou no programa olímpico, o país nunca voltou para casa sem subir ao pódio. Na estreia, em Atlanta-1996, os homens passaram em branco, mas as mulheres garantiram ouro e prata. Já em Pequim-2008, que tinha sido a única participação sem medalha no feminino, o masculino levou prata e bronze. São 13 medalhas vindas da modalidade em seis edições de Olimpíadas.

Com a vitória sobre Ana Patrícia/Recebe, a dupla da Suíça disputa a semifinal com as americanas April e Alix, que eliminaram as alemãs Ludwig e Kozuch, algozes de Agatha e Duda.

Medalhas do Brasil no vôlei de praia

 

  • Feminino – Ouro (Jaquelina/Sandra) e Prata (Mônica/Adriana)

 

Sydney-2000

  • Feminino – Prata (Adriana Behar/Shelda) e Bronze (Adriana/Sandra)
  • Masculino – Prata (José Marcos/Ricardo)

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp