Campo Grande, 29 de março de 2024

PREFEITURA INICIA CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS PARA CONTER EROSÃO E RECUPERAR NASCENTE DO GAMELEIRA

Com o avanço das obra, já estão sendo erguidas as primeiras das 17 barragens construídas no modelo rip rap, projetadas para controlar a erosão e, gradativamente, recuperar a nascente do Gameleira, que praticamente foi engolida, consequência de décadas de assoreamento. A cratera de 20 metros de largura e 6 de profundidade, aberta pela erosão, foi aterrada parcialmente e as duas margens estão sendo alinhadas e serão cobertas pela grama que está sendo plantada.

Nos trechos onde o serviço está mais avançado, começa a ganhar o formato de um canal que quando estiver pronto terá 640 metros de extensão. Começa às margens da Avenida Gury Marques, no trecho onde foi feita a travessia por onde escoa a enxurrada que desce das Moreninhas, até a nascente. No local foi construída uma escada de pedras (um dissipador de energia), para reduzir a velocidade da enxurrada.Também foram erguidas paredes em gabião que protegerão da água os barrancos.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, como parte da areia (os sedimentos) ficará retida nas barragens, a expectativa é que com o passar do tempo, a vegetação se recomponha e o terreno volte ao seu formato original antes da cratera aberta pelo processo erosivo.

Retomada

As obras para controle da erosão no Gameleira foram retomadas após 10 anos de entraves para liberação dos recursos e adequações do projeto. Nos últimos 4 anos, a Sisep conteve o avanço do buraco despejando milhares de caminhões de aterro. Paralelamente foi concluída a implantação de 2 km  de drenagem no Cidade Morena, bairro mais acima, outra margem da Gury Marques. A tubulação reduziu a velocidade da enxurrada que atravessa pela travessia feita sob a avenida, e que antes de desembocar no córrego arrancava o barranco do mesmo.

O controle da erosão permitiu a adoção desta solução de engenharia mais barata. Ao invés de uma barragem de nove metros, com vertedouro de cinco metros, em forma de tulipa, serão feitas as barragens, algumas revestidas de pedra, em outras estão sendo colocados sacos de 60 kg, uma mistura de fibro cimento para compactar o aterro. Quando a água chegar num determinado nível, o excedente desce pelo vertedouro.

Ocupação

A erosão neste trecho do Gameleira, em boa medida, decorre das características do terreno (a região é bastante arenosa). No entanto, se acentuou a partir da duplicação da Avenida Gury Marques e do processo de ocupação urbana da margem esquerda (sentido centro/bairro) da via, iniciado ainda nos anos 70, com a construção das Moreninhas.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp