Campo Grande, 20 de abril de 2024

CBF comunica ao Flamengo que não vai mais adiar jogos do Brasileiro

O que o Flamengo esperava, aconteceu. A CBF comunicou ao clube que não vai adiar os jogos do Brasileiro para as datas-Fifa de outubro, e o quarteto convocado para as Eliminatórias vai desfalcar o time em três rodadas.

A informaçao foi dada primeiramente pelo jornalista Venê Casagrande, e confirmada pela reportagem com a CBF e o Flamengo. A entidade emitiu nota sobre a decisão prometida não cumprida, em meio à guerra de bastidores sobre o calendário de 2021 (confira abaixo).

A postura afeta ainda Atlético-MG, Inter e Palmeiras, que tiveram jogadores convocados. E se baseia no acordo trabalhista feito com a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF).

“A intenção inicial da CBF era promover o adiamento dos jogos da Série A durante as duas próximas datas FIFA, pois contava com a possibilidade de remarcar os jogos adiados utilizando datas até 29 de dezembro. Porém, após um estudo detalhado da tabela, os adiamentos tornaram-se inviáveis por conta da inexistência de datas disponíveis a partir da limitação estabelecida no acordo com os atletas”, disse a nota da CBF.

A entidade estabeleceu o calendário revisado contemplando os jogos do Campeonato Brasileiro Série A e da Copa do Brasil, que se encerrarão nos dias 09 e 15 de dezembro, respectivamente.

Mais cedo, o presidente da FENAPAF, Felipe Augusto Leite, afirmou ao GLOBO que comunicou à CBF que não abrirá mão do acordo que as entidades firmaram junto ao Ministério Público do Trabalho, ainda em 2020, e em vigor, que determina que Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil não podem terminar depois do dia 15 de dezembro.

– Se a CBF disser que vai ter jogo no dia 16,  ela vai ser multada pela Justiça Federal do Trabalho, que homologou o acordo. Já comuniquei que não vou abrir mão – disse Felipe Leite.

O dirigente da Fenafap disse ainda que, também em função deste acordo, não aceitará jogos com intervalos inferiores a 66 horas, para preservar a integridade física dos jogadores. Os capitães de 19 clubes da Série A entregaram à CBF neste sexta um documento em que pedem que não haja adiamento dos jogos após o dia 5 de dezembro, data inicialmente prevista para o fim do Brasileiro. Mas a Fenafap não reconhece este documento como institucional.

– Na época toda a categoria foi consultada. Não pode um ano depois mudar. Se botou pra acabar dia 5, com um escape de 10 dias. Jogadores querem férias de 30 dias. Entrariam de 15/12 a 14/1 e fariam pré-temporada de 15 dias depois, já que o Estadual começa no fim de janeiro. Em 2022 calendário precisa acabar em novembro – lembrou Felipe Leite, em menção ao ano com a Copa do Mundo do Qatar em dezembro.

Portanto, Gabigol, Éverton Ribeiro, Arrascaeta e Isla se apresentam às seleções de Brasil, Uruguai e Chile, respectivamente, na próxima segunda-feira, depois do jogo de domingo contra o Athletico-PR, pelo Brasileiro. Assim como os jogadores de Palmeiras, Atlético-MG e Inter.

Como ainda não havia recebido nenhuma sinalização da CBF sobre os próximos jogos, o departamento de futebol do Flamengo também não acreditava que teria os atletas nas partidas contra Red Bull Bragantino, Fortaleza e Juventude.

O clube queria que as partidas fossem adiadas e o campeonato acabasse no fim de dezembro. Com isso, daria férias aos seus jogadores mais tarde e os teria de volta já com o Estadual de 2022 em andamento.

Vale lembrar que o Flamengo já havia mexido nas férias dos jogadores na temporada 2020, em razão da paralisação durante a pandemia. Os atletas rubro-negros não se manifestaram em documento enviado por jogadores dos outros 19 clubes à CBF nesta sexta-feira, pedindo à CBF para que o adiamento do fim da temporada não acontecesse.

 

O presidente Rodolfo Landim comentou nesta quinta-feira sobre a possibilidade de adiamento:

“A gente fez uma análise detalhada do calendário, vimos todos os acordos com as entidades de classe, com os jogadores, e em cima disso fizemos um trabalho, tendo em vista que as finais do Mundial não seriam mais em dezembro, poderíamos estender o campeonato até o dia 26 de dezembro, sem qualquer tipo de problemas, sem qualquer impacto. Saíamos de lá certo de que aquilo ia acontecer. Pouco tempo depois, na convocação, o próprio diretor, Juninho, comentou que isso seria feito. Até agora, nada aconteceu”, disse Landim.

O dirigente se referiu à seguinte frase de Juninho:

– Por se tratar novamente de três jogos, em outubro, vai ser adotado o mesmo critério em relação aos clubes que tiveram jogadores convocados por nós – afirmou o coordenador de seleções.

CONFIRA A NOTA DA CBF

Sobre as partidas do Campeonato Brasileiro da Série A a serem realizadas durante os períodos das duas próximas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022, nos meses de outubro e novembro, a CBF esclarece:

1. A entidade recebeu nesta quinta-feira, 30 de setembro, ofício da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF) reforçando a necessidade do pleno cumprimento do acordo firmado junto ao Ministério Público do Trabalho em agosto de 2020, que estabelece a primeira quinzena de dezembro como prazo limite para encerramento das atividades desta temporada.

2. Este acordo, homologado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, quando da retomada dos jogos no Brasil após a parada dos campeonatos por conta da pandemia, garante férias integrais e um período adequado de pré-temporada aos clubes e atletas antes do início das competições de 2022.

3. A intenção inicial da CBF era promover o adiamento dos jogos da Série A durante as duas próximas datas FIFA, pois contava com a possibilidade de remarcar os jogos adiados utilizando datas até 29 de dezembro. Porém, após um estudo detalhado da tabela, os adiamentos tornaram-se inviáveis por conta da inexistência de datas disponíveis a partir da limitação estabelecida no acordo com os atletas.

4. Diante da impossibilidade de que sejam feitos todos os ajustes necessários no calendário da temporada atual, as referidas rodadas serão mantidas conforme originalmente marcadas.

5. Em anexo, a CBF divulga o calendário revisado contemplando os jogos do Campeonato Brasileiro Série A e da Copa do Brasil, que se encerrarão nos dias 09 e 15 de dezembro, respectivamente, em linha com o acordo firmado. Importante frisar que a data de encerramento do Campeonato Brasileiro da Série A foi ajustada, de 5 para 9 de dezembro, em decorrência da final da Copa Libertadores da América ser disputada entre dois clubes brasileiros e dos remanejamentos realizados na data Fifa de setembro.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp