Campo Grande, 29 de março de 2024

“40% da cidade já foi recuperada”, diz Marquinhos

O prefeito Marquinhos Trad conversou com o JD1 Notícias sobre a recuperação da capital após o vendaval que aconteceu na tarde de sexta-feira (15). Até à tarde desde sábado ainda existem equipes trabalhando, mas ele garante “40% do estrago já foi arrumado, não tem mais vias obstruídas na cidade”.

Durante o vendaval, mais de 150 árvores foram derrubadas por toda a cidade. “A nossa prioridade foi desobstruir as vias. Hoje temos mais de 30 caminhões e 300 pessoas empenhadas no serviço de recuperação da cidade e deve continuar ainda no dia de amanhã”, explicou. “Não tivemos machucadura em estruturas de obras e de drenagem, todas continuam intactas. Não tivemos asfalto arrancado”.

Com a ação rápida da prefeitura, onde foi disponibilizado os números 156 e o 199 para atendimento a população, mais de 550 ordens de serviço em 24h apenas pelo 156. Ainda de acordo com o prefeito, a recuperação envolve muito mais que retirada de árvores, pois em muitos casos existe o perigo da rede de energia elétrica que dificulta o processo. “A recuperação não é da cidade, são desobstruções de ruas e avenidas e algumas casas onde a árvore caiu e ainda não foi retirado porque evolve a rede de energia elétrica. Pois existe um risco muito grande”, disse Marquinhos. “40% do estrago já foi arrumado, não tem mais vias obstruídas na cidade. Mas ainda falta retirada de galhamentos, outdoor que caíram, alguns telhados particulares e as avarias envolveram mesmo caída de árvores”.

“Ventanias dessa maneira não são típicas na nossa cidade. Esperamos que seja um fato isolado, mas caso comece a ter uma frequência da natureza algumas medidas gerais deverão começar a ser tomadas ao longo dos anos. Porque devemos ver o caso das fiações elétricas, postes, até mesmo as árvores, pois muitas têm a plantação rasa e acaba fazendo com que suas raízes sigam o mesmo caminho e fiquem próximas demais a superfície. Somos uma das cidades mais bem arborizadas do mundo porque o risco de um desastre desses acontecer é baixo”, conta o prefeito sobre possíveis planos de contenção de desastres.

Ações – Ele adiantou ainda que na segunda-feira (18), a prefeitura irá elaborar um plano para ajudar as famílias afetadas pelo vendaval de sexta.

“Eu convoquei todos os secretários para tomada de medidas de assistência a família atingidas. Já criamos o plano de recuperação da cidade que esta em execução e agora vamos colocar em pratica o terceiro pilar quando o assunto é desastre da natureza (prevenção, recuperação e assistência). Como não tivemos tempo suficiente para agir, vamos colocar os outros planos em ação para ajudar ao máximo a população”, finaliza.

Apelo – Durante a conversa com a nossa reportagem, o prefeito Marquinhos Trad fez um apelo aos empresários que possuem caminhões e pessoas aptas a trabalhar. “O prefeito convoca todas as empresas que possuem caminhões e estrutura humana para serem solidários e ajudar a nossa cidade a se recuperar”.

Fonte:JD1

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp