Depois da semifinal do Masters 1000 de Indian Wells, na quinta-feira, Cameron Norrie não teve dúvidas ao classificar a vitória sobre o argentino Diego Schwartzman, número 15 do mundo, como a maior de sua carreira. Se a passagem pelo torneio da Califórnia já era histórica para o britânico de 26 anos, neste sábado ele ganhou ainda mais motivos para comemorar. Depois de bater o búlgaro Grigor Dimitrov, 28º colocado no ranking mundial, por 2 sets a 0, parciais de 6/2, 6/4, Norrie garantiu vaga em sua primeira final de Masters 1000.
Cameron Norrie vai brigar por título inédito em Indian Wells, nos EUA — Foto: Getty Images
A classificação histórica do britânico foi construída depois de 1h22 de partida. Dimitrov havia despachado nomes como Daniil Medvedev, campeão do US Open e vice-líder do ranking mundial, além de Hubert Hurkacz, que venceu o Masters 1000 de Miami, também em solo norte-americano, em abril deste ano. Norrie, no entanto, não tomou conhecimento do adversário, quebrou duas vezes o saque no primeiro set e manteve a vantagem na parcial decisiva, incluindo quatro aces, com 71% de aproveitamento no primeiro serviço.
Norrie interrompe sequência de Dimitrov e vai à final do Masters 1000 de Indian Wells — Foto: Getty Images
Com o resultado, Norrie emendou a quinta vitória consecutiva no torneio californiano, que rende US$ 8 milhões de premiação. A campanha no piso duro dos EUA já credencia o tenista a se tornar o número um do Reino Unido na próxima segunda-feira, com a atualização do ranking, ultrapassando Daniel Evans (#22) e estreando no top 20 da ATP. Caso saia com o título, o atual 26º colocado ainda se tornará o primeiro britânico a erguer o troféu em Indian Wells.
Melhor temporada da carreira
O salto de Norrie, que ocupava a 74ª posição no ranking mundial no início da temporada, também é refletido nas últimas disputas do britânico no circuito. Campeão em Los Cabos, no México, onde faturou o seu primeiro ATP, ele foi vice-campeão do ATP 500 de Queen’s, em Londres, de Lyon, na França, de Estoril, em Portugal, e em San Diego, nos EUA.
Final inédita
Neste domingo, em busca da maior conquista da carreira, Norrie terá pela frente outro tenista que surpreendeu no torneio da Califórnia. Seu adversário será Nikoloz Basilashvili (#36), da Geórgia, que bateu o anfitrião Taylor Fritz (#39) por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (5), 6/3. Antes disso, ele deixou pelo caminho o grego Stefanos Tsitsipas, número 3 do mundo. Aos 29 anos, o georgiano também coloca seu nome em uma final de Masters 1000 pela primeira vez. Uma decisão que, antes mesmo de começar, já se torna histórica no piso duro de Indian Wells.