O Projeto de Lei nº 10.169/21, de autoria do vereador Otávio Trad (PSD), que institui o Vizinho Solidário, uma rede voluntária de vigilância formada por moradores, foi aprovado, em primeira discussão, durante a sessão ordinária desta terça-feira (19).
De acordo com o vereador, o texto incentiva a união e comunicação dos vizinhos para a prevenção da criminalidade. “O objetivo é aproximar a população das forças de segurança”, explicou.
A proposta prevê a realização de palestras e seminários nos bairros, ministradas por pessoas ou entidades voluntárias da área da segurança pública e a identificação das regiões participantes por meio de placas ou adesivos.
Aprovado em primeira discussão e votação, a matéria segue para segunda votação.
Jardim Ouro Preto – Foi o que aconteceu no bairro Jardim Ouro Preto, na região sul da Capital. Há cerca de um ano, os moradores implantaram o Vizinho Solidário e constataram uma redução de cerca de 80% nos furtos, segundo o presidente do bairro, Márcio do Carmo Vieira Lima.
“Estava tendo muitos assaltos na região, então fizemos uma reunião e criamos um grupo no Whats App e começamos a monitorar. Quando percebemos alguma coisa estranha comunicação a Polícia Militar ou a Guarda Municipal”, explicou.
Autoria cidadã – Esta proposição é fruto da ideia de Márcio do Carmo Vieira Lima, presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim Ouro Preto.
#PraCegoVer: Fotografia. O vereador Otávio Trad, de máscara azul, camisa branca, gravata laranja e terno preto, está falando ao microfone no plenário da Câmara Municipal de Campo Grande. O vereador está com o braço direito levantado e segurando um o projeto de lei com a mão esquerda.
Fernanda Palheta
Assessora de Comunicação do Vereador Otávio Trad