O impensável aconteceu. O Bayern de Munique foi amassado pelo Borussia Mönchengladbach fora de casa, sofreu uma goleada por 5 a 0 e acabou eliminado da Copa da Alemanha na segunda fase. De quebra, ainda teve interrompida sua sequência de 85 partidas balançando a rede adversária pelo menos uma vez. Ficou a 11 do recorde mundial estabelecido pelo River Plate, entre 1936 e 1939. Ao menos é o dono da melhor marca na Europa, com 12 a mais do que o Real Madrid de 2016/17.
Goretzka e Lucas Hernandez desolados com derrota do Bayern de Munique para o Borussia Mönchengladbach — Foto: Ina Fassbender / AFP
Engana-se quem pensa que os titulares do Bayern tenham sido poupados por se tratar de um torneio de menor importância no país. Desfalque mesmo, só do técnico Julian Nagelsmann, isolado por testar positivo para covid-19 há uma semana. De resto, do goleiro alemão Neuer ao artilheiro polonês Lewandowski, todos os frequentes titulares foram escalados ou estavam à disposição no banco de reservas.
Ramy Bensebaini desloca Neuer no gol do Borussia Mönchengladbach sobre o Bayern de Munique — Foto: REUTERS/Wolfgang Rattay
O francês Koné abriu o caminho para a humilhação do Bayern, marcando logo aos dois minutos. O ala-esquerdo argelino Bensebaini ampliou para 3 a 0, aos 15 e 21, este de pênalti. No segundo tempo, o atacante suíço Embolo selou a vitória com dois gols também, aos seis, aproveitando falha de Upamecano e finalizando por baixo das pernas de Neuer, e 12.
Assim, o Bayern viu o sonho da tríplice coroa na temporada terminar assim como na temporada passada, quando foi eliminado na mesma fase da Copa da Alemanha, pelo modesto Holstein Kiel, da segunda divisão, nos pênaltis. Com 20 títulos, o time de Munique é o maior vencedor do torneio, bem à frente do segundo na lista, o Werder Bremen, com seis. O atual campeão é o Borussia Dortmund.