Campo Grande, 28 de março de 2024

Assembleia entrega Troféu Zumbi dos Palmares no mês da Consciência Negra

 

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul vai homenagear, na próxima sexta-feira, dia 19 de novembro, 30 personalidades reconhecidas na luta de combate ao racismo e na promoção da igualdade racial com o Troféu Zumbi dos Palmares. O evento é realizado em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Instituída na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, por meio da Resolução 36/2009, de autoria do deputado estadual Amarildo Cruz (PT), a homenagem é concedida desde o primeiro mandato. O combate à discriminação racial é uma de suas principais bandeiras de luta.

“O Troféu Zumbi dos Palmares é entregue há mais de dez anos no nosso Estado às pessoas que lutam contra discriminação racial. Àquelas que promovem a igualdade étnico-racial no nosso Estado. Essas pessoas precisam ter o reconhecimento público. Precisam ser incentivadas”, destacou o deputado.

Para o parlamentar, a homenagem é uma das ações mais importantes relativas ao mês da Consciência Negra, no Estado. O evento será realizado às 19h30min, no “Plenário Júlio Maia”

Dia Nacional da Consciência Negra – O Dia da Consciência Negra foi criado em 2003, quando foi incluída no calendário escolar até ser, oficialmente, instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519/ 2011. A data, 20 de novembro, é celebrada em todo o Brasil como forma de lembrar a morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores símbolos da resistência negra à escravidão.

Assessoria Deputado/ Tainá Jara

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp