Campo Grande, 25 de abril de 2024

Guia da Copinha: conheça os candidatos a craque na volta do maior torneio de base do Brasil

A 52ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior retorna após um ano ausente em virtude da pandemia de Covid-19. A maior competição de base do Brasil terá a participação de 128 times, divididos em 32 grupos com quatro cada. O torneio será disputado de 2 a 25 de janeiro.

A final, realizada no dia do aniversário da cidade de São Paulo, não será disputada no Pacaembu, tradicional palco da decisão e que passa por reformas. A Federação Paulista de Futebol (FPF) ainda não confirmou o local da finalíssima.

Em virtude do cancelamento do torneio em 2021, a próxima edição terá a participação de jogadores nascidos em 2001, que na prática não poderiam disputar a competição por terem excedido a idade limite (20 anos). Além deles, atletas nascidos entre 2002 e 2006 também podem ser inscritos.

Taça de campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior — Foto: Anderson Rodrigues/Paulistão

Taça de campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior — Foto: Anderson Rodrigues/Paulistão

Fórmula de disputa

 

A Copinha segue com o mesmo modelo de competição dos últimos anos. Na primeira fase, os times se enfrentam dentro dos respectivos grupos com as duas melhores equipes avançando à segunda fase. A partir daí, os jogos serão disputados em mata-mata.

Disputada desde 1969 – com exceção de 2021 em virtude da pandemia –, a Copinha já teve 22 campeões diferentes em 51 edições. O Corinthians, com dez títulos, é o maior campeão. Times tradicionais como Palmeiras e Grêmio nunca conseguiram conquistar o torneio. Veja abaixo a lista dos campeões:

 

Estádio do Pacaembu passa por reformas após ser cedido para administração da iniciativa privada  — Foto: Felipe Ruiz

Estádio do Pacaembu passa por reformas após ser cedido para administração da iniciativa privada — Foto: Felipe Ruiz

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp