Campo Grande, 20 de janeiro de 2022

Quem pode pintar, quem volta: Tite convoca nesta quinta para próximas duas rodadas das Eliminatórias

Não está sendo fácil para Tite fechar a primeira lista de convocados da seleção brasileira de 2022 para as Eliminatórias – jogos contra o Equador, em Quito, dia 27 de janeiro, e Paraguai, em Belo Horizonte, dia 1º de fevereiro. Os escolhidos serão divulgados nesta quinta-feira, às 11h, em coletiva de imprensa virtual transmitida ao vivo pelo ge.globo.

Tite e sua comissão técnica enviaram lista preliminar com 42 nomes, mas acompanham atentamente relatórios recebidos dos clubes sobre os atletas, muitos que voltaram de Covid-19 – Alisson, Firmino, Thiago Silva, Vini Jr e Gerson foram alguns dos casos recentes infectados -, além, claro, do acompanhamento natural dos jogadores que passaram por lesão ou estão em recuperação física.

Antes, durante e depois da coletiva, acompanhe também a repercussão da convocação durante a live da Central do Mercado do ge

 

Um deles é Neymar, que não joga desde 28 de novembro por conta de lesão no tornozelo esquerdo. A previsão é que o atacante só volte a atuar em fevereiro e, assim, dificilmente estará na convocação.

Fato é que a lista divulgada ainda pode sofrer modificações, devido aos níveis alarmantes da nova variante ômicrom de Covid-19. A apresentação está prevista para 24 de janeiro, em Quito, e a CBF reservou voo fretado para trazer jogadores vindos da Europa.

Tite anunciará convocação da seleção brasileira nesta quinta-feira — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Tite anunciará convocação da seleção brasileira nesta quinta-feira — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Líder das Eliminatórias e invicto após 13 partidas, o Brasil já está classificado para a Copa do Mundo do Catar.

Confira panorama, posição a posição, da lista de Tite.

Goleiros

 

Afastado das últimas partidas do Liverpool por Covid-19, Alisson não deve ser problema para esta convocação. Ederson, do Manchester City, é outra figurinha carimbada.

A dúvida fica na terceira opção. Weverton, constantemente convocado, testou positivo para Covid-19 duas vezes no retorno do Palmeiras aos treinos. Ele ainda não treinou com o grupo este ano. Além disso, o Verdão viaja para Abu Dhabi, onde disputará o Mundial de Clubes, um dia após o jogo entre Brasil e Paraguai.

Há opção por Santos, do Athletico, e a possibilidade de Tite trazer alguma novato, prática recorrente em outras convocações do treinador. Na última lista, ele chamou Gabriel Chapecó, do Grêmio.

Ederson, Weverton e Alisson têm presença frequente nas convocações de Tite — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Ederson, Weverton e Alisson têm presença frequente nas convocações de Tite — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Zagueiros

 

A nova onda de Covid-19 pegou Thiago Silva, que voltou a treinar com o Chelsea no início da semana. Está apto para a convocação de Tite, assim como Marquinhos, titular absoluto, do PSG. Eder Militão, em boa fase no Real Madrid, é outro nome certo. A quarta vaga é mais aberta e teve Gabriel Magalhães, do Arsenal, na última lista, em substituição a Lucas Veríssimo, que passou por cirurgia.

Felipe, do Atlético de Madrid, é outro nome que está em constante monitoramento pela equipe de Tite.

Thiago Silva comemora gol pelo Chelsea — Foto: Reuters/Peter Cziborra

Thiago Silva comemora gol pelo Chelsea — Foto: Reuters/Peter Cziborra

Laterais

 

Titular em toda a campanha das Eliminatórias, Danilo teve lesão na coxa e estava afastado há mais de um mês da Juventus. Ele retornou aos treinos. A disputa na posição ainda tem Emerson Royal, do Tottenham, que tem boa sequência no time inglês, e o veterano Daniel Alves, que reiniciou bem a trajetória no Barcelona, com boa partida contra o Granada na última sexta. Uma possível novidade seria a primeira convocação de Vanderson, ex-Grêmio, hoje no Monaco.

No lado esquerdo, Alex Sandro segue firme na lista de Tite. Ele ficou fora do jogo contra a Roma (4 a 3 para a Juventus) por lesão, mas voltou ao time nesta quarta-feira contra a Inter na Supercopa italiana – vacilou no fim da partida, no gol do chileno Alexis Sanchez.

Mas a outra vaga tem disputa em aberto. Guilherme Arana ainda vai se apresentar para a pré-temporada do Atlético-MG e Renan Lodi voltou a jogar – e bem – pelo Atlético de Madrid. Corre por fora Caio Henrique, em boa passagem pelo Monaco, apesar de ter característica distinta, por ser mais construtor do que lateral de fundo de campo.

Danilo sofreu lesão muscular em novembro e não joga desde então — Foto: Getty Images

Danilo sofreu lesão muscular em novembro e não joga desde então — Foto: Getty Images

Volantes

 

Casemiro Fabinho – suspenso para a primeira partida – seguem no pelotão da frente na função, com o jogador do Real Madrid na dianteira, apesar de ótimas partidas do jogador do Liverpool no fim do ano passado.

Ao lado, Fred segue muito bem cotado. Há certo rodízio no jogador que disputa posição com ele. Gerson vem sendo convocado, mas teve Covid-19 e ficou de fora na última semana de jogo do Olympique de Marseille. Ele voltou a treinar nesta segunda-feira.

Douglas Luiz Bruno Guimarães são outros nomes com boa projeção para o técnico Tite e a comissão técnica. O meia do Aston Villa se encaixa mais como primeiro volante e pode levar vantagem com a ausência de Fabinho do primeiro jogo.

Casemiro deve estar na lista de Tite nesta quinta-feira — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Casemiro deve estar na lista de Tite nesta quinta-feira — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Meias

 

Os últimos convocados foram Lucas Paquetá – suspenso do primeiro jogo – e Philippe Coutinho. Enquanto o primeiro é absoluto, o segundo tenta sobrevida em novo clube, o Aston Villa. Conta a favor de Coutinho, além da confiança de Tite, o fato de Everton Ribeiro, um dos concorrentes, ainda estar em pré-temporada com o Flamengo.

Quem vai bem em sua chegada no futebol europeu é Claudinho, pelo Zenit. Na Rússia, ele foi eleito melhor jogador da competição nos meses de novembro e dezembro. Pode ser a novidade para a a vaga aberta com a suspensão de Paquetá no primeiro jogo.

Paquetá ganhou espaço na Seleção e deve ser convocado mais uma vez — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Paquetá ganhou espaço na Seleção e deve ser convocado mais uma vez — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Atacantes

 

Ainda em tratamento do tornozelo esquerdo, Neymar está praticamente fora nessa convocação. O que abre uma vaga a mais entre os possíveis seis nomes convocados por Tite. Na última lista, foram chamados AntonyRoberto FirminoGabriel JesusMatheus Cunha e Raphinha, além de Neymar.

Firmino retornou de Covid-19 no fim de semana, entrou na segunda etapa e fez um dos gols na goleada do Liverpool. Antony treinava com o Ajax em intertemporada em Portugal e deve seguir na lista de Tite. Ele disputa posição com Raphinha, novidade das últimas listas. Do outro lado, há Vini Jr, estrela em ascensão, e outros nomes mais para o comando do ataque, como Matheus Cunha, Richarlison, que volta de lesão, além de Gabriel Jesus e Gabigol.

Vini Jr vive grande fase pelo Real Madrid e deve ser convocado novamente — Foto: Fayez Nureldine/AFP

Vini Jr vive grande fase pelo Real Madrid e deve ser convocado novamente — Foto: Fayez Nureldine/AFP

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + onze =