Enviar armas para Ucrânia levará a um “colapso global”, diz ministro russo
Citação atribuída ao ministro de relações exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, foi publicada pela agência de notícias Interfax.
Outra agência russa, a TASS, citou a porta-voz Maria Zakharova sobre o mesmo assunto. Segundo a agência, ela disse que o envio de mercenários ou equipamento militar do ocidente para a Ucrânia causaria uma escalada catastrófica na situação.
Bilionário russo diz que Rússia será diferente após a guerra
“Precisamos de paz assim que possível”, disse o bilionário russo Oleg Deripaska. “O mundo inteiro será diferente após esses eventos, a Rússia será diferente.”
Ao contrário de muitos oligarcas sancionados, Deripaska tem falado abertamente sobre sua visão sobre a guerra, indo às mídias sociais para pedir paz.
Prefeito de Irpin disse que saída de civis está sendo possível sem novos bombardeios
Cidade próxima a Kiev foi duramente atacada no final de semana. Uma mulher e duas crianças morreram no domingo (6) em um ataque russo à essa rota de fuga.
O Ministério da Defesa da Rússia publicou na segunda-feira (7) um vídeo mostrando tanques trafegando por estradas da região de Kiev, na Ucrânia.
União Europeia discute esta semana a entrada da Ucrânia
Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, disse em uma rede social: “Nossa solidariedade, amizade e ajuda sem precedentes pela Ucrânia é inabalável. Iremos debater o pedido de entrada ucraniano nos próximos dias”
Líderes da União Europeia marcaram uma conversa sobre a Guerra na Ucrânia em Paris nesta quinta (10).
‘Putin não vai parar na Ucrânia’, afirma presidente lituano
O presidente da Lituânia, Gitanas Nauseda, fez um alerta nesta segunda-feira ao principal diplomata dos Estados Unidos, Antony Blinken, que um fracasso em impedir a agressão da Rússia na Ucrânia levará a um conflito global.
Nauseda disse que o líder russo, Vladimir Putin, “não vai parar na Ucrânia” e que o mundo tem a obrigação de ajudar os ucranianos “por todos os meios disponíveis”.
“Quero dizer, de fato, todos os meios se quisermos evitar a Terceira Guerra Mundial. A escolha está em nossas mãos”, afirmou.
A Lituânia, membro da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), enviou ajuda militar à Ucrânia e acolheu um pequeno número de refugiados ucranianos desde que a invasão da Rússia começou.
Aeroporto de Mykolayiv foi retomado pelos ucranianos, diz governador
O governador Vitaliy Kim anunciou na televisão que o aeroporto de Mykolayiv foi retomado pelas forças ucranianas.
“As estradas estão abertas, temos controle das pontes, você pode sair com segurança de Mykolayiv e outras cidades”, disse Kim.
Tropas russas atacaram a cidade nesta segunda (7) e chegaram a tomar o controle do aeroporto.
Cerca de 2.000 civis já deixaram a cidade de Irpin, diz polícia
Irpin é um subúrbio perto da capital da Ucrânia que está sob forte ataque russo. Moradores têm tentado fugir para Kiev por uma estrada que passa por uma ponte derrubada.
Foi em Irpin que, neste fim de semana, uma mulher e duas crianças, mãe e filhas, morreram após um ataque de morteiro russo à rota de fuga que os moradores locais estão usando para escapar do avanço das tropas invasoras.