Campo Grande, 19 de abril de 2024

HOSPITAIS FILANTROPICOS DE MS SE REUNIRÃO EM ASSEMBLEIA PARA DELIBERAR PISO DA ENFERMAGEM E IMPACTO DO COVID19

No próximo dia 05 de abril de 2022, a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de MS, estará reunida em Assembleia Extraordinária para deliberar com as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e Entidades Beneficente de MS. A assembleia terá como pauta, o Impacto Financeiro provocado pelo covid19, Projeto de Lei 2564 que Institui o Piso Nacional de Enfermagem e o Projeto de Lei 1417 que Institui o Auxilio Financeiro para as Santas Casa e Hospitais Filantrópicos do Brasil. A reunião acontecerá as 15hs no Auditório do Hospital do Câncer de Campo Grande. Segundo o Presidente da FEHBESUL, Adm.Ivandro Fonseca, está prevista a presença de mais de 30 hospitais filantrópicos do estado. Já confirmaram a presença o Hospital do Câncer de Campo Grande , Hospital São Francisco de Itaquirai, Lar dos Idosos de Cassilândia Santa Casa de Paranaíba, Hospital Funrural de Aquidauana, Instituto Sagrado coração de Jesus de Anaurilândia, Secretaria Municipal de Saúde de Anaurilândia, , Asilo São João Bosco de Campo Grande, Hospital Psiquiatrico de Paranaíba, Santa Casa de Bataguassu, Prefeitura Municipal de Miranda, Hospital Nossa Senhora Auxiliadora de Três Lagoas, Hospital Marechal Rondon de Jardim, Hospital Filantrópico de Rio Brilhante, Hospital Filantrópico de Camapuã e Maternidade da Mãe Pobre da Nossa Senhora da Glória de Glória de Dourados.


Fonseca, relata que o covid19 provocou um impacto financeiro muito grande em todas as nossas instituições e existe uma necessidade emergencial de se rever as nossas contratualizações. Houve reajuste de medicamentos, material hospitalar, honorários médicos, salários de funcionários, alimentação e manutenção predial. Em alguns itens, o impacto chegou a 200% no pico da pandemia e agora recebemos a noticia de mais 11% de reajuste nas medicações. Outro, item que estaremos discutindo é o projeto de lei 2564, que institui o piso nacional da Enfermagem. Quero deixar claro que não somos contra o projeto, é justo a reivindicação da categoria e tem o nosso apoio. Vamos solicitar aos nossos representantes da bancada federal, que indique uma rubrica no orçamento federal que os hospitais filantrópicos possam custear esta despesa e atender a lei.
O Presidente da Fehbesul, Ivandro Fonseca, explica que a nossa missão é defender a vida e os projetos que visa valorizar a defesa da vida, terá o nosso apoio. A enfermagem é uma categoria muito importante para as nossas instituições. Durante a pandemia, muitos profissionais da enfermagem, abandonaram seus lares, colocaram em risco as suas vidas para defender a população do COVID19. Muitos profissionais perderam as vidas na defesa de outras vidas. Isso merece o nosso reconhecimento e valorização desta importante categoria. Ivandro Fonseca, foi Ex-Secretario de Saúde da Capital no período de 2013 a 2014 e depois de agosto de 2015 a dezembro de 2016 e foi o autor do projeto que concedeu 18% de reajuste para os profissionais de saúde da capital em 2013.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp