Campo Grande, 25 de abril de 2024

‘Vai haver sangue’: Suspeito de ataque em metrô de Nova York publicava vídeos em que prenunciava atentado

Nova York — Suspeito de ser o responsável pelo ataque em um vagão do metrô de Nova York, Frank R. James publicava com frequência na internet vídeos com discursos de ódio, delírios de perseguição, explosões de homofobia, misoginia e racismo, contra negros e hispânicos, mas também contra brancos, além de se apresentar como um ser “cheio de ódio e raiva”. Ele também expressava o desejo de pegar uma arma e atirar ao acaso, contra qualquer pessoa, segundo “El País”.

Em uma destas postagens, James prenunciou um ataque, no qual disse que ia “haver sangue, muito sangue”, completando, aparentemente em delírio, que o tamanho da população deveria ser reduzido. O perfil dele estava ativo há anos no YouTube, tendo várias postagens recentes com conteúdo similar, e sendo excluído apenas 24 horas após o ataque.

O atentado no metrô de Nova York ocorreu na última terça-feira, quando um homem atirou duas granadas de fumaça e fez ao menos 33 disparos dentro de um vagão, por volta de 8h30, horário de maior movimento no transporte.

O ataque na estação da Rua 36, no bairro Sunset Park, na região do Brooklyn, deixou ao menos 23 feridos, incluindo 10 a bala e o restante pela inalação da fumaça e pelo tumulto causado pela tentativa de fuga dos passageiros. Todos já se recuperaram e estão fora de perigo. A polícia de Nova York prendeu James na tarde da última quarta-feira, no East Village, em Manhattan, cerca de 13 km do local do ataque.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp