Em jogo eletrizante, Gana segura Coreia e vence a primeira
Africanos abriram 2 a 0 no primeiro tempo e viram reação coreana, mas conseguiram voltar a ficar na frente e aguentaram a pressão dos asiáticos
Um jogo de tirar o fôlego. A vitória de Gana por 3 a 2 em cima da Coreia do Sul foi um prêmio para o time mais eficiente, que acertou três finalizações no gol adversário e saiu vencedor. Mas a equipe coreana não deixou barato e até começou melhor. Antes dos gols ganeses, eram os asiáticos que mandavam no jogo, apesar de não conseguirem ameaçar. No segundo tempo, a Coreia empatou em três minutos com dois gols de cabeça de Cho Gue-Sung. Mas Kudus voltou a deixar Gana na frente e deu números finais para a partida. Depois do gol ganês, Coreia abusou do jogo aéreo, mas sem sucesso, apesar das muitas ameaças.
Quase pediram música
Cho Gue-Sung e Kudus por pouco não buscavam uma brecha no regulamento do pedido de músicas do Fantástico, já que hoje é segunda-feira. Se fizessem mais um gol, os dois atacantes se tornariam o primeiro jogador dos respectivos continentes a marcar três vezes numa partida de Copa do Mundo. Será que o coreano pediria algum K-POP? Veja todos os gols dos artilheiros da partida nos vídeos abaixo em ordem cronológica.
+ Conheça Cho Gue-sung, o “estepe” de Son na Coreia do Sul; assista

Cho cabeceia para marcar o segundo gol da Coreia do Sul contra Gana (Foto: Reuters)
+ Quem é Kudus? Conheça o ganês que tem Neymar como inspiração e “quase desafeto”

Kudus comemora um dos gols da vitória de Gana em cima da Coreia do Sul (Foto: Reuters)
Coreia abusou dos cruzamentos
Os números mostram como a Coreia do Sul abusou das bolas alçadas na área. De acordo com estatísticas da Fifa, o time recebia as bolas no terço final do campo muito mais pelas pontas. Veja abaixo
Entradas no terço de ataque
- Esquerda: 22 x 8
- Esquerda por dentro: 5 x 3
- Centro: 6 x 4
- Direita por dentro: 8 x 3
- Direita: 27 x 7
Distribuição e bola parada
Cruzamentos (certos): 54 (21) x 16 (5);
Escanteios: 12 x 5
Paulo Bento expulso
Anthony Taylor deu 10 minutos de acréscimos no segundo tempo e encerrou a partida aos 56 da etapa final, quando a Coreia tinha um escanteio para bater. Isso gerou uma revolta no técnico português da Coreia, que foi reclamar acintosamente com o árbitro inglês. Resultado: primeiro cartão vermelho mostrado em uma Copa do Mundo a um técnico.
-
Como fica o Grupo H
Com a vitória de Gana, tudo está mais embolado. Os três pontos deixam a seleção africana na segunda colocação, atrás de Portugal porque tem um gol a menos de saldo. Já os coreanos estão na lanterna do grupo, com um ponto. Mas ainda tem chance de classificação. Portugal e Uruguai ainda se enfrentam, às 16h (de Brasília). Se os europeus vencerem garantem a vaga nas oitavas de final.
-
Próximo jogo
Na última rodada, Coreia do Sul e Gana entram em campo na próxima sexta-feira, às 12h (de Brasília). Os asiáticos enfrentam Portugal, também no Cidade da Educação, enquanto os ganeses reeditam a semifinal da Copa de 2010, contra o Uruguai, no Al Janoub.