Brasileiros de vários estados saíram rumo à Brasília para ver a posse de Luiz Inácio Lula da Silva neste domingo (1º). De avião, carro ou ônibus, mais de 1,2 mil sul-mato-grossenses vão para o evento.
Por Adriano Fernandes, g1 MS — Mato Grosso do Sul
Uma excursão com mais de 40 sul-mato-grossenses saiu de Campo Grande, no fim da manhã desta sábado (31), rumo a Brasília para a posse do presidente eleito, Lula. Para chegar ao destino, animo não falta para encarar os mais de 1 mil km e 13 horas de viagem. De avião, carro ou ônibus, mais de 1,2 mil sul-mato-grossenses são esperados no evento. Assista ao vídeo do embarque acima.
Matheus Rafalski do Amaral, de 24 anos, está rumo à Brasília para o evento. O jovem mora em Maracaju, a 159 quilômetros de Campo Grande. Até a capital, Matheus veio de carona. Já para Brasília, o caminho será compartilhado com outros eleitores do Lula.
Para Matheus, estar na posse de Lula vai além da presença física. A questão da representativa também é um fator determinante para o alinhamento dele e da família.
“Eu faço parte de uma porção de pessoas vistas como minorias: sou de baixa renda, negro, gay. Ou seja, grupos que o atual presidente sempre desmereceu”, conta.
Para o jovem, a viagem até Brasília é uma forma de demonstrar gratidão ao novo presidente, como ele mesmo descreve. Matheus foi estudante de escola pública e se formou em relações internacionais na Universidade Federal da Grande Dourados.
“Eu estou animado, ansioso, porque para mim esse é um momento politico de retomada da democracia, de retomada da esperança”, completa.
Várias pessoas do estado estão indo para Brasília. — Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução
Matheus comenta que outra oportunidade, para além da posse, é presenciar o “Lulapalooza”, espécie de festival musical montado com vários artistas brasileiros durante o dia do evento.
“Eu amo muito o meu Mato Grosso do Sul, mas sabemos que aqui é o estado do agro, a cultura musical é sertaneja, então, às vezes me sinto meio deslocado. Com certeza vou ficar muito feliz de ver os shows da Pablo Vitar, Johnny Hooker”, completa.
Mais viajantes
Petistas de MS estão indo para Brasília. — Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução
Sara Mel Prates, de 33 anos, relata a ansiedade para a posse. Com medo de ficar sem ter como ir acompanhar a posse do presidente eleito, Sara comprou uma passagem em um ônibus particular com bastante antecedência, mas acabou ganhando outra passagem de amigos.
“Daí eu consegui devolver a passagem que já havia comprado e agora posso utilizar o dinheiro durante a viagem, com alimentação, etc. Eu não podia perder por nada esse evento, iria nem que fosse de jegue”, ela brinca.
A servidora também acredita que muitas das conquistas só foram possíveis, graças às condições dadas pelo petista em suas duas gestões anteriores, na presidência do Brasil.
“Eu sei o quanto esse governo foi importante na minha vida e na vida dos meus. A filha de empregada doméstica e do pedreiro pôde se formar e alçar voos que antes eu não poderia. Graças às oportunidades do governo foi possível minha mãe me auxiliar para que eu pudesse cursar a minha faculdade”, acrescenta.
Posse de Lula
Neste domingo (1º), Lula tomará posse como 39º presidente do Brasil. Será a terceira vez que o petista assume a Presidência da República.
O evento que está sendo organizado pela equipe do novo governo vai contar com shows de 60 cantores e bandas, além do tradicional rito de posse, com a participação do presidente eleito e do vice, Geraldo Alckmin.
São esperadas centenas de milhares de pessoas na Esplanada dos Ministérios.