Campo Grande, 24 de fevereiro de 2024

AGEMS apresenta metas para expandir inovação e relacionamento institucional nos próximos dois anos

Inovação e Desenvolvimento Sustentável! Criada na remodelação da Estrutura Básica da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS), a Diretoria de Inovação e Relações Institucionais promoveu a aproximação da agência com a sociedade. Em conjunto com as demais diretorias, colocou em prática ações de um novo posicionamento estratégico, expandiu o conhecimento da regulação e abriu caminho para parcerias inovadoras com entidades nacionais e internacional.

A Agenda Regulatória 2023-2024 traz, agora, compromissos para ampliar essas entregas.

A própria estruturação da Diretoria é uma das ações imediatas, por ser uma unidade ainda recente na autarquia. Paralelo a isso, diversas iniciativas diretas e alinhadas com as áreas técnicas estão agendadas.

“A sociedade passou a conhecer a Agência e o papel fundamental que ela tem em diversos serviços. Vamos consolidar esse reconhecimento, que tem projetado a AGEMS não só dentro do Estado, como nacional e internacionalmente”, conta a diretora Rejane Monteiro.

Principais entregas

Os seminários temáticos, que em 2022 abriram as portas da Agência para a integração e a troca de conhecimentos com profissionais e entidades especializadas, ganham impulso com a realização de um novo ciclo de eventos – em torno de cinco estão previstos para acontecer, com as participações de renomados especialistas e organizações de todo o Brasil.

Esses debates também vão ser integrados com os Municípios, em Encontros Regionais.

Além disso, a DIR coordena a presença da Agência sul-mato-grossense no Congresso Brasileiro de Agências de Regulação, em 2023. Após mais de 7 anos ausente, a AGEMS voltou a integrar esse colegiado especializado em 2021, e se destacou ao apresentar os avanços em projetos de transporte, energia, ferrovia e saneamento básico.

A Informação, ferramenta indispensável para o conhecimento de direitos, o controle social e o entendimento sobre regulação, vai entrar na casa das pessoas por meio de novas campanhas de comunicação institucional. Outro instrumento já programado para essa finalidade, é a realização de concurso de redação para estudantes de escolas estaduais.

“Comunicar e nos relacionar com as pessoas, com os prestadores de serviço, com outros agentes de regulação faz parte da nova agência que estamos construindo. É muito importante compartilhar as nossas inovações e aprender com quem tem mais experiência, para oferecer resultados cada vez melhores ao cidadão”, afirma o diretor-presidente, Carlos Alberto de Assis.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp