Campo Grande, 22 de junho de 2024

Subscretarias ligadas ao eixo Cidadania da Setescc têm titulares confirmados

O governador Eduardo Riedel nomeou nesta segunda-feira (23) as subsecretárias e os subsecretários que vão assumir as oito pastas do eixo Cidadania, dentro da estrutura da Setescc (Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

As subsecretarias que agora contam com titulares efetivos são as de Políticas Públicas para Mulheres; para a Promoção da Igualdade Racial; População Indígena; Juventude; LGBT+; Pessoas com Deficiência; Pessoas Idosas; e Assuntos Comunitários.

“Essa é a secretaria mais transversal do Governo e hoje compomos as oito subsecretarias que irão compor a Setescc, trabalhando para que possamos ter um Mato Grosso do Sul mais próspero, digital, verde e inclusivo”, disse o governador Eduardo Riedel.

A criação da Setescc na esfera governamental implanta uma nova perspectiva para a elaboração de políticas públicas efetivas e eficazes voltadas para os setores do turismo, do esporte, da cultura e das políticas de direito, visando atender toda a população sul-mato-grossense respeitando as suas especificidades.

“Iniciamos a semana com uma reunião de alinhamento e diretrizes para a execução do nosso plano de trabalho. Temos um grande desafio para que as políticas públicas de Cidadania cheguem a todos os municípios sul-mato-grossenses, a todas as pessoas, a todas as comunidades”, comenta o titular da Setescc, Marcelo Miranda.

Ele ainda completa que “nossas subsecretárias e subsecretários são qualificados não somente pelos seus currículos para a função, mas também pela vivencia nas pautas da cidadania”, completa o secretário que comanda a Setescc.

De acordo com a Lei nº 6.035, que reorganizou a estrutura básica do Poder Executivo, compõem à Setescc às oitos subsecretarias já citadas, além da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) e FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul).

“Com as nomeações desta segunda-feira iniciamos projetos com foco na transversalidade e no municipalismo, construindo junto com os municípios entregas positivas para a população. É o começo de um novo ciclo com muita responsabilidade, pois sabemos que temos muito por fazer”, explica a secretária-adjunta da Setescc, Viviane Luiza.

Confira abaixo um breve currículo dos novos subscretários:


Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres – Cristiane Sant’anna de Oliveira

Pedagoga, especialista em Educação e até então servidora efetiva da Secretaria de Educação da Prefeitura de Corumbá. Exerceu a função de gestora de Políticas Públicas para a Mulher de Corumbá e atualmente é conselheira estadual dos Direitos da Mulher.


Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial – Vania Lucia Baptista Duarte

Graduada em História pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB);

Pedagogia pela FAVENI, tem especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça; e em Gestão Escolar, além de estar cursando especialização em Metodologia de Ensino de Geografia e História.

Já exerceu as funções de coordenadora do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-racial – FORPEDER; foi coordenadora do Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro de Mato Grosso do Sul; conselheira titular no Conselho Municipal dos Direitos do Negro e conselheira titular no Conselho Estadual dos Direitos do Negro de Mato Grosso do Sul.

É vice-coordenadora do Grupo de Mulheres Negras em Ação da Comunidade Tia Eva; presidente do Conselho Fiscal da Associação dos Descendentes de Tia Eva da Comunidade Remanescente de Quilombo Eva Maria de Jesus, Tia Eva; e secretária executiva do Instituto Dandara, além de membro do Grupo TEZ – Trabalhos Estudos Zumbi.


Subsecretaria de Políticas Públicas para População Indígena – Fernando Souza

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário da Grande Dourados com especialização em Metodologia do Ensino Superior (Unigran). É técnico administrativo da Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD. Possui Especialização em Gestão de Políticas Sociais e Saúde Indígena, Mestrando em Antropologia.

Tem experiência na área de Educação Básica, Saúde Pública com ênfase em práticas administrativa em geral, bem como, Administração e Gestão de Pública. Foi Conselheiro de Saúde nas esferas Local, Municipal e Nacional, sendo Presidente do Conselho Local de Saúde Indígena no Polo Base de Saúde Indígena de Dourados e do Conselho Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial/Sesai/MS, membro do Conselho Municipal de Saúde de Dourados, do Conselho Estadual e Conselho Nacional de Saúde.

Na Saúde Indígena teve efetiva participação na organização e implantação do subsistema de atenção à saúde indígena em Mato Grosso do Sul. Membro atuante do movimento em defesa dos direitos dos povos indígena, especialmente relacionadas à política de saúde indígena com ênfase nos fatores determinantes da saúde e educação escolar indígena de forma específica, diferenciada, intercultural e multilíngue valorizando os saberes tracionais indígenas em ambas as políticas. É atuante nas instâncias de controle social da saúde pública.

Foi coordenador regional da Funai em Dourados e Coordenador Distrital de Saúde Indígena do estado de Mato Grosso do Sul/DSEI/SESAI/MS.

Exerceu o cargo de Subsecretário de Políticas Pública para População Indígena na Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic).


Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude – Fernando Henrique Carvalho Miranda

Graduado em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), militante do movimento estudantil, já atuou em grêmio estudantil e está diretamente ligado as pautas de luta da juventude.


Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT+ – Vagner Campos Silva

Formado em Filosofia pela Faculdade Unidas Católicas de Mato Grosso, Campo Grande, militante da causa LGBT+, já fez parte do Governo do Estado em administração passada onde coordenou o programa Bolsa Família em âmbito estadual, além de coordenar ações de trabalho na Funtrab (Fundação Municipal do Trabalho).


Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência – Telma Nantes de Matos

É pedagoga, especialista em metodologia da educação para as pessoas com deficiência/educação inclusiva. Já exerceu os cargos de diretora do Instituto Sul mato-grossense para cegos Florivaldo Vargas – Ismac. Secretária de Educação e Cultura da Organização Nacional de cegos do Brasil ONCB. Conselheira titular do Conselho Nacional dos direitos da mulher. Representando a organização Nacional de cegos do Brasil- ONCB. Conselheira-presidente do Conselho estadual dos direitos das pessoas com deficiência do estado de Mato Grosso do Sul.

Destaca-se no ativismo da causa das pessoas com deficiência. Atuante nos Conselhos de Garantia dos Direitos das Pessoas com Deficiência em âmbito municipal, estadual e nacional.


Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas – Zirleide Silva Barbosa

Formada em História pela Universidade Católica de Mato Grosso do Sul (UCDB), tem pós-graduação em Gestão em Políticas Sociais; Gestão em Políticas de Raça e Gênero e História da Cultura dos Povos Indígena.

Já exerceu as funções de professora de História na rede pública de ensino e em escolas particulares e exerceu cargo em assessoria na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.


Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários – Jairo Luiz da Silva

Acadêmico de Gestão Pública na Uniderp Anhanguera, envolvido nas causas comunitárias, pois atuou na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul em ações diretamente ligadas aos movimentos comunitários.

Jaqueline Hahn, Comunicação Setescc
Foto de capa: Bruno Rezende

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp