Os estudos técnicos para implantação do contorno viário de Chapadão do Sul na MS-306 avançam com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) tendo papel fundamental no acompanhamento de todas as etapas. Já está nas mãos da Agência o Projeto do Dispositivo da Interseção da BR-060 com a nova pista do contorno, apresentado pela Concessionária Way 306.

Para concretizar a obra do anel viário, um trecho de 2,4 km da MS-306 vai coincidir com trecho da BR-060. Atualmente, a rodovia estadual conecta-se com a federal nas proximidades do km 115, próximo ao início da ocupação urbana de Chapadão. Com a implantação do Contorno, o entroncamento será dividido, e o trecho sul da BR-060 será deslocado para as proximidades do km 13+400. Entre estes dois pontos, os tráfegos das duas rodovias compartilharão o mesmo segmento rodoviário.

“Como órgão que fiscaliza o cumprimento correto e eficiente do contrato de Concessão, cabe a AGEMS conhecer e avalizar qualquer intervenção que vá acontecer. E o projeto desse novo dispositivo de interseção, ou seja, do ponto onde as duas rodovias vão se conectar no novo anel viário, é uma das novas obras mais importantes”, explica o Diretor de Rodovias, Matias Gonsales.

webpc passthru 10 Com participação da AGEMS, estudos técnicos avançam para implantação do contorno viário em Chapadão do Sul

“Também estamos acompanhando o alinhamento entre a concessionária e o DNIT para a delegação desse trecho de rodovia federal”, completa o coordenador da Câmara Técnica de Rodovias, Edson Delgado.

O projeto considera pontos como a preferência de trânsito no entroncamento entre a via estadual e a federal, e a forma como devem ser as alças de acesso, entre outros.

Segurança e trafegabilidade

A aprovação para alterar o traçado original da via aconteceu após análise técnica da AGEMS e o recebimento de contribuições em consulta pública que deu transparência à discussão. O objetivo é levar mais segurança e fluidez ao tráfego da estrada, retirando a passagem pelo centro da cidade. Um Aditivo feito ao contrato permitirá fazer essa adequação.

Todas as etapas desse projeto de modificação contam com participação da Agência Reguladora, que é responsável por dizer se determinada intervenção pode ou não ser executada, e indicar quando é necessário ajustar, corrigir ou complementar um projeto, fiscalizar resultados e cumprimento de prazos.

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O diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis, aponta que a expansão das concessões rodoviárias – assim como as futuras concessões ferroviárias –  tornam cada vez mais importante a qualidade do trabalho da AGEMS no setor de infraestrutura. “Em um projeto como esse, do Contorno, por exemplo, são muitos detalhes técnicos importantes que vão impactar na vida de quem passa pela rodovia, seja o motorista com seu carro de passeio, o pedestre, o ciclista, o motociclista, sejam produtores e transportadores de carga. Então, estamos focados em entregar resultados de excelência”.