Campo Grande, 24 de fevereiro de 2024

Situação das águas de Bonito é tema de debate

Zeca do PT afirma receber denúncias sobre o tempo em que as águas ficam turvas e o desaparecimento dos peixes

Layane Costa
Capital News

Wagner Guimarães/Alems

Situações das águas de Bonito é tema de debate

Zeca do PT

O deputado Zeca do PT (PT) debateu na tribuna desta quarta-feira  (8) um assunto debatido permanentemente na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o meio ambiente. “Retorno gratificado pela qualidade e nível do debate que eu encontro aqui. Trago um debate que possa fundamentalmente contribuir com o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso do Sul”, relatou.

“O que me traz a essa tribuna é permitir assinar junto com o deputado Pedro Kemp (PT) o requerimento oportuno e importante que trata de nossa natureza, em uma das regiões mais simbólicas para o estado e o país, que é Bonito. Também recebi as mesmas denúncias que o deputado recebeu, sobre o prolongado tempo de turvamento das águas, e o desaparecimento dos peixes em algumas regiões”, explicou Zeca do PT.

 

O parlamentar considera que o que acontece em Bonito é consequência da agricultura mecanizada. “Esta Casa de Leis tem que se debruçar, indo de encontro ao requerimento apresentado. Talvez a taxa de contenção e a curva de nível possam diminuir o impacto da lavoura dentro de Bonito. Faço um convite da fundação neotrópica, para participar do Encontro Nacional de Natureza e Conservação, no próximo 7 de março, evento que permitirá a todos os interessados, os produtores rurais, o turismo, e da sociedade conhecer melhor a situação”, declarou.

 

“Podemos formar uma comissão ou interessados em participar deste evento de dimensão nacional. Conversei com o governador Eduardo Riedel (PSDB) e o secretário de estado de Meio Ambiente, Jaime Verruck, e senti a mais absoluta vontade dos dois em esclarecer e interagir, e junção desses interesses positivos com a participação da Casa de Leis deve se somar para que a gente possa encaminhar uma solução”, concluiu Zeca do PT.

 

O deputado e 1º secretário da casa de leis, Paulo Corrêa (PSDB), reforçou a importância do debate sobre o tema. “É de suma importância debatermos este tema, e o prefeito Josmail Rodrigues é super interessado no assunto, em um Master Plan de Bonito voltado à conservação. Quero participar e ir ao encontro com o senhor da neotrópica. A lei dos banhados foi apresentada nesta Casa. Vamos convidar o governo, a famasul, os atores envolvidos”, sugeriu.

 

Requerimento

O requerimento apresentado nessa quarta-feira pelo deputado Pedro Kemp, 2º secretário da casa de leis, solicita informações ao secretário da Semadesc, Jaime Verruck, sobre as medidas para coibir o desmatamento e práticas ilegais de manejo do solo em Bonito, entre outras informações requisitadas.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp