Campo Grande, 28 de fevereiro de 2024

AGEMS apresenta resultados da atuação inovadora na área de inspeção de segurança veicular

Em nove meses de atuação inédita na regulação da inspeção de segurança veicular, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) realizou visitas técnicas a 100% das empresas credenciadas, produziu manual de referência de procedimentos e se tornou modelo que será levado para outras agências do País.

O diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis, recebeu as equipes do Detran e Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC), parceiros do projeto, para apresentação dos resultados.

“Nossos técnicos estão de parabéns. Nenhuma agência trabalhava nesse segmento, somos pioneiros, e avançamos muito em pouco tempo”, elogiou. O case de sucesso da AGEMS vai ser levado este ano ao Congresso da Associação Brasileira de Agências de Regulação.

Na reunião realizada na AGEMS, o coordenador da Câmara Técnica de Inspeção Veicular, Ernesto Katsu e sua equipe, e os integrantes da FAPEC que atuam no trabalho operacional demonstraram os avanços obtidos aos dirigentes das instituições. Participaram o diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade Junior, com os diretores Gustavo de Carvalho (Administração e Finanças) e Priscila de Rezende (Veículos); a presidente da FAPEC, Nilde Brun; e o diretor de Transportes da AGEMS, Matias Gonsales.

WhatsApp Image 2023 02 17 at 10.24.46 1 AGEMS apresenta resultados da atuação inovadora na área de inspeção de segurança veicularReferência

Todas as 114 credenciadas como Empresa Certificadora de Vistoria (ECV) e as 93 Empresas Estampadoras de Placas de Identificação Veicular (EEPIV) foram vistoriadas já nos primeiros meses de trabalho. “E neste início de ano, as empresas de Campo Grande já estão sendo mais uma vez verificadas, para checar se eventuais não conformidades foram corrigidas”, detalhou Zacarias Bacha, da CATIV.

Ernesto Katsu, revela que as visitas técnicas serviram para o levantamento de conformidades e não-conformidade em diversos itens, que envolvem desde a regularidade de documentação e alvará, passando pela estrutura e equipamentos do pátio onde é feita a vistoria, o conforto e acessibilidade para o cliente.

“São pontos que garantem que aquela prestadora de serviço está em condição de fazer o trabalho qualificado, o que vai refletir na segurança do trânsito e das pessoas”, conta.inspecao veicular 2022.3 e1675442166705 AGEMS apresenta resultados da atuação inovadora na área de inspeção de segurança veicular

O mesmo acontece com as estampadoras, responsáveis pela confecção das placas veiculares.

inspecao veicular 2022.7 e1675442175647 AGEMS apresenta resultados da atuação inovadora na área de inspeção de segurança veicularA atuação a AGEMS já resultou criação de dois Manuais de Referência, um para cada tipo de empresa. “É um produto importantíssimo, fruto desse trabalho inédito que a regulação de Mato Grosso do Sul está realizando, porque traz todas as orientações para as empresas, desde o processo de credenciamento até o passo a passo das vistorias”, cita Matias Gonsales.

O presidente do DETRAN elogiou esse resultado concreto, que fortalece o trabalho da instituição para um trânsito mais seguro.

Benefício para a sociedade

Coordenador do projeto pela UFMS, o Professor Doutor Ricardo Turati, lembra que a iniciativa beneficia também a comunidade científica. Na universidade, a cooperação que está sendo feita com a AGEMS e o DETRAN é um projeto de extensão e seus resultados são objetos de estudo, discussão e de contribuição acadêmica para a sociedade.

Fotos: Cleidiomar Barbosa

Publicado por: Gizele Oliveira

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp