Campo Grande, 27 de fevereiro de 2024

AGEMS estreita relacionamento com Batayporã e dá esclarecimento técnico sobre convênio de saneamento e resíduos sólidos

Estreitar laços com os municípios dentro da regulação é uma das ações que a AGEMS realiza para fomentar o saneamento básico e a sustentabilidade dentro do Estado Sul-mato-grossense. Na quinta-feira (23), o diretor-presidente da Agência Reguladora, Carlos Alberto de Assis, a diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Iara Marchioretto e equipe receberam a comitiva da prefeitura e Câmara Municipal de Batayporã para uma visita institucional muito produtiva.

Reuniao institucional com Bataypora AGEMS estreita relacionamento com Batayporã e dá esclarecimento técnico sobre convênio de saneamento e resíduos sólidosA pauta discutida é de importância global: o meio ambiente e o manejo de resíduos sólidos. Na ocasião, foram apresentados os trabalhos e as inovações que a Agência realiza dentro do saneamento através de convênio de cooperação visando a delegação de atividades de organização, apoio, regulação e fiscalização da prestação de serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos.

O diretor – presidente da Agência Reguladora, Carlos Alberto de Assis, parabenizou o prefeito Germino Roz e toda equipe e os vereadores do município pela gestão consciente.

“A AGEMS trabalha com temas sensíveis e busca um equilíbrio dentro da regulação, principalmente no saneamentoReuniao institucional com Bataypora 2 e1677259314213 AGEMS estreita relacionamento com Batayporã e dá esclarecimento técnico sobre convênio de saneamento e resíduos sólidos básico. O mundo precisa falar sobre resíduos sólidos, porque o lixo é ouro, mas é preciso dar o destino certo e a AGEMS está aqui para isso, para ajudar no que for preciso.”, afirma Assis.

O prefeito de Batayporã, Germino Roz, explica que o apoio da Agência Reguladora será fundamental nesse processo e trouxe os vereadores para entenderem como funcionará se o município firmar o convênio nos próximos dias.

“O município precisa da AGEMS para ajudar a melhorar neste âmbito da gestão de resíduos sólidos. O nosso objetivo é transformar Batayporã em uma referência, transformando o lixo em algo que vai resultar no melhor para a cidade”, explica o gestor municipal.

Expertise e educação ambiental

Através de convênio, a autarquia e o município podem desenvolver projetos de Educação Ambiental e apoiar as ações relativas à regionalização do saneamento.

“A Agência Reguladora pretende apoiar o município nas ações necessárias à ampliação da coleta seletiva, educação ambiental e responsabilidade social.  A fiscalização orientativa tem o objetivo de alertar para situações de risco e não conformidades com a legislação. A regulação tem o condão de normatizar as situações locais de cada município em conjunto com os titulares”, finaliza a diretora de saneamento e resíduos sólidos, Iara Marchioretto.

 

Fotos: Cleidiomar Barbosa 

Publicado por: Bruna Aquino

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp