Campo Grande, 26 de maio de 2024

Investimento de R$ 1,7 milhão fortalece eventos de laço comprido em Mato Grosso do Sul

Para fortalecer a tradição do laço comprido em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado vai destinar R$ 1.786.941,00 em recursos do Fundo de Investimentos Esportivos (FIE-MS).

“O laço comprido é uma tradição do nosso Estado, faz parte da cultura. Estamos estruturados para manter o aporte de recursos e do outro lado houve a mobilização da federação e dos clubes de laço que atuaram para esta parceria”, afirmou o governador Eduardo Riedel durante a assinatura do termo de fomento.

O evento foi realizado hoje (2) na governadoria e contou com a participação do vice-governador José Carlos Barbosa, dos secretários Pedro Arlei Caravina (Segov), Eduardo Rocha (Casa Civil), Patrícia Elias Cozzolino (SEAD) e Marcelo Miranda (Setescc), além de outras autoridades e membros da federação e dos clubes.

“O esporte promove a inclusão, é organizado, além de valorizar nossa cultura”, disse o secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Miranda.

O investimento será utilizado para custear o Encontro Estadual de Laço Comprido, calendário da modalidade que terá 30 etapas, com a participação de 33 clubes.

“A gente observa nas competições, as famílias reunidas. Fortalecer os vínculos é importante e o esporte, que é genuinamente sul-mato-grossense promove isso”, afirmou o diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Herculano Borges.

Laco comprido

Esporte tradicional em Mato Grosso do Sul, o laço comprido mobiliza milhares de pessoas praticantes e espectadores, além de seus familiares. Tudo isso movimenta a economia dos municípios, através da rede hoteleira, restaurantes, postos de combustível e comércio em geral.

O investimento terá aplicação na estrutura para as competições e aquisição de premiação (troféus, medalhas e fivelas condecorativas).

“Sem esse suporte do Governo do Estado seria inviável realizar as competições. Ficamos muito gratos com o apoio que recebemos. Ajuda e valoriza o esporte”, disse o presidente da Federação de Clubes de Laço do Estado, Pompilio Cabral Júnior.

Cada etapa do Encontro Estadual reúne cerca de 500 laçadores e público estimado de cinco mil pessoas, de acordo com a Federação. Desse modo, aproximadamente 165 mil pessoas (competidores e espectadores) passam pelos eventos do laço anualmente.

“Com certeza é uma gratificação muito grande pelo Governo. Isso vai influenciar e ajudar muitos os clubes. É um dinheiro que vem para benfeitoria dos clubes e para ajudar a população laçadores”, afirmou a vice-presidente da Federação, Fernanda Ferreira.

Neste ano, os encontros acontecerão em Amambai, Antônio João, Bandeirantes, Bela Vista, Bonito, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Coxim, Dourados, Figueirão, Iguatemi, Japorã, Jardim, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Nova Alvorada do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Tacuru e Terenos.

Confira o pool de imagens, vídeos e sonoras do evento

Lucas Castro, Fundesporte e Natalia Yahn, Comunicação do Governo de MS; colaborou João Pedro Flores, do Programa de Estágio Supervisionado

Fotos: Saul Schramm

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp