Campo Grande, 28 de abril de 2024

Fiscalização do Vigiagua garante água com qualidade aos sul-mato-grossenses

Para que a água possa ser consumida sem que haja riscos à saúde, ou seja, potável, é necessário que passe por um tratamento para limpeza e descontaminação, evitando assim, a transmissão de doenças.

Diante disso, a SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Vigiagua (Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), desenvolve ações que visam assegurar o consumo da água com qualidade para a população de Mato Grosso do Sul, por meio da vigilância constante, pautada na fiscalização de prestadoras de abastecimento de água e compatível com o padrão de potabilidade, estabelecido na legislação vigente.

Segundo a gerente da Vigiagua, Gabriela Conzolino, é importante ressaltar que para uma vigilância efetiva e bem-sucedida no monitoramento, é imprescindível a integração de várias áreas, como no aspecto de qualidade, onde são monitorados parâmetros físico-químicos, microbiológicos e de substâncias químicas que são realizados pelo Lacen/MS (Laboratório Central de Saúde Pública) da água consumida nos 79 municípios do estado.

“A avaliação conjunta de informações de vigilância em saúde ambiental com vigilância epidemiológica para identificar as situações de risco, como em surtos, tem o propósito de auxiliar as tomadas de decisões sobre ações preventivas e corretivas, assim como avaliar os procedimentos adotados. Destacamos ainda que a gestão do saneamento básico, tais como água e esgoto, está relacionado diretamente com a saúde, onde podemos prevenir doenças de veiculação hídrica, como diarreias, parasitoses intestinais, hepatite, entre outras, através do tratamento e monitoramento da água”, destaca.

Dia Mundial da Água

Instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), o ‘Dia Mundial da Água’ é celebrado todos os anos no dia 22 de março como uma forma de promover a conscientização sobre a importância da água e defender uma gestão sustentável dos recursos hídricos.

Para o ano de 2023 foi definido o tema: “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”. A campanha tem como objetivo discutir maneiras mais rápidas de mudanças para resolver a crise global da água e saneamento. O tema é um convite à reflexão em relação a maneira de como a população usa, consome e gerencia a água nas casas, escolas e comunidades.

É direito humano o acesso à água, saneamento e higiene, porém, bilhões de pessoas em todo o mundo ainda vivem sem água potável e saneamento básico gerenciado de forma segura. O equilíbrio e conservação da biodiversidade e a regulação do clima do planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Água é um assunto de todos.

Dicas para consumo consciente da água:

• Cronometre o banho;
• Desligue a torneira ao escovar os dentes;


• Verifique e corrija vazamentos;
• Lave roupas somente quando tiver juntado a quantidade máxima para encher a máquina;
• Feche o registro de água ao viajar;
• Feche a torneira ao ensaboar as louças;
• Lave o carro com baldes;
• Tenha e monitore hidrômetros individuais;
• Sempre que possível, reutilize a água.

Comunicação SES
Foto: Bruno Rezende

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp