Campo Grande, 22 de abril de 2024

AGEMS é a única agência reguladora estadual do país a participar de 1ª feira mundial de Ecotecnologias na Suíça

A Agência de Regulação de Mato Grosso do Sul dá mais um importante passo rumo à inovação, ciência e tecnologia no fomento à sustentabilidade. Isso porque a  AGEMS é a única agência estadual do país a participar da primeira feira mundial de Ecotecnologias, em Zurique, na Suíça.

O 1º International Benchmarking Solid Waste Switzerland é um evento mundial que traz experiências bem-sucedidas, os avanços, processos e soluções ambientais suíças com foco no saneamento, na gestão, tratamento e valorização dos resíduos sólidos.

Carlos Alberto AGEMS 1024x683 1 AGEMS é a única agência reguladora estadual do país a participar de 1ª feira mundial de Ecotecnologias na SuíçaO diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, destaca a importância da Agência Reguladora buscar conhecimento técnico em cases de sucesso para trazer ainda mais inovação para Mato Grosso do Sul dentro do campo da sustentabilidade.

“Nosso investimento e objetivo é conhecer as experiências e a evolução suíça em termos de tecnologias ambientais inovadoras que poderão nos ajudar a elevar o ambiente regulatório no Mato Grosso do Sul e avançar nas entregas sustentáveis”, afirma.

Representatividade

Representando a autarquia, a diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Iara Marchioretto, realizouWhatsApp Image 2023 03 28 at 09.18.47 1 AGEMS é a única agência reguladora estadual do país a participar de 1ª feira mundial de Ecotecnologias na Suíça algumas visitas técnicas importantes na cidade. A primeira visita ocorreu no Immark Technology AG, empresa especializada em reciclagem de até 95% de dispositivos eletrônicos fora de uso. Essa tecnologia gera uma maior economia e cria novos recursos sustentáveis. Os resíduos são desmontados, separados e passam por transformação  gerando subprodutos que são reutilizados na indústria.

Centro de Pesquisa 

A AGEMS também esteve em visita ao Instituto Paul Scherrer, instituto de pesquisa multidisciplinar para ciências naturais e de engenharia na Suíça que trabalha com processos de transformação de resíduos em gasolina, querosene e diesel.

Energias Renováveis
A agência também esteve presente no laboratório de bioenergia e catálise, que tem como alvo o uso de matérias-primas de biomassa e resíduos ricos em orgânicos. A biomassa é um recurso renovável considerado um dos mais importantes da Suíça e só fica atrás apenas da energia produzida pelas hidrelétricas.

iara marchioretto diretora AGEMS AGEMS é a única agência reguladora estadual do país a participar de 1ª feira mundial de Ecotecnologias na SuíçaA diretora de saneamento, Iara, explica que a programação é bastante complexa, com uma série de visitas técnicas à infraestruturas operacionais de excelência, mas também alinhado ao debate técnico entre especialistas brasileiros e europeus do setor ambiental e ecotecnologico.

“A AGEMS tem buscado vasto conhecimento e novas tecnologias na criação de um novo ambiente regulatório para Mato Grosso do Sul que tem se tornado estado referência no cuidado com o meio ambiente. Nosso objetivo é aprender com os europeus e replicar cases de sucesso para alavancar ainda mais a sustentabilidade no nosso estado e principalmente no nosso país”, finaliza.

Publicado por: Bruna Aquino

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp