Campo Grande, 19 de julho de 2024

HRMS e Coxim: visita técnica é momento de troca de experiências de práticas terapêuticas

Ambiente propício para troca de experiências, as práticas terapêuticas aplicadas no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) foram apresentadas durante visita técnica do Hospital Regional de Coxim nesta quinta-feira (1°) e sexta-feira (2).

A visita foi realizada pela terapeuta ocupacional Flávia Colombo, que está implantando o serviço no hospital de Coxim.

“Sou a primeira terapeuta ocupacional do hospital na cidade e vim conhecer o trabalho desenvolvido pelas colegas daqui, que é um hospital referência, para que eu consiga implantar lá”, afirmou a profissional.

No HRMS, a terapia ocupacional é realizada pela Coordenadoria de Apoio Técnico Assistencial que atua nas linhas materno infantil e adulto, na reabilitação física e mental de pacientes internados.

“Este atendimento visa favorecer a funcionalidade do paciente como um todo, prevenindo os efeitos deletérios da internação, bem como estimulando áreas essenciais para o desenvolvimento e manutenção da saúde”, destacou a coordenadora de Apoio Técnico Assistencial do HRMS, Viviane Teixeira.

Com recursos específicos para a intervenção em CTI adulto, por exemplo, a terapia ocupacional pode prevenir o aparecimento de lesões por pressão ou minimizar perda ou diminuição de função de estruturas importantes para a vida diária.

“Nos setores infantis, a terapia ocupacional atua com objetivo de diminuir aparecimento de sequelas em função de prematuridade, recém-nascidos em risco e nas enfermarias em pacientes de longa internação. O atendimento humanizado prioriza o vínculo entre a mãe e o bebê, o que favorece o desenvolvimento e a integralidade do paciente”, completou a coordenadora.

A diretora-presidente do HRMS, Marielle Alves Corrêa Esgalha, destaca que as visitas técnicas que o HRMS recebe reforçam o bom desempenho do trabalho desenvolvido em diversas áreas do hospital.

“O compartilhamento de experiências e a adoção de metodologias comprovadamente eficazes são essenciais para a melhoria contínua dos serviços de saúde, refletindo diretamente na qualidade de vida dos pacientes atendidos. O HRMS, referência em diversos serviços, está sempre de portas abertas para contribuir com o aprendizado e, consequentemente, a melhoria do atendimento”, afirmou.

Além das duas linhas citadas, são realizados grupos terapêuticos na Psiquiatria e atendimento individualizado no SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar) e Brinquedoteca.

Joilson Francelino, HRMS

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp