Campo Grande, 4 de outubro de 2024

Vereadora Luiza Ribeiro homenageia 8 personalidades em Sessão Solene pelo Dia Municipal da Consciência dos Povos Originários

Na noite desta quarta-feira, 19 de abril, a Câmara Municipal de Campo Grande, realizou Sessão Solene em comemoração ao Dia Municipal da Consciência dos Povos Originários com a Outorga da Medalha Legislativa Domingos Veríssimo Marcos.

Na ocasião, a parlamentar escolheu oito personalidades para homenagear em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade campo-grandense. Para a vereadora, a entrega da medalha é uma forma de reconhecer a luta dos povos originários no município. “Essa é uma sessão solene muito especial, quando pensamos nos homenageados escolhemos aquelas lideranças indígenas que ajudam Campo Grande ser uma cidade melhor. A gente quer o cidadão indígena aqui dentro dessa Casa de Leis, interferindo em nossas discussões e na construção dessa cidade.”

Confira o currículo das homenageadas:

Aliscinda Tíbério: Foi a primeira mulher indígena ser Presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Povos Indígenas nesta capital é Conselheira Nacional das mulheres indígenas, trabalhou como intérprete na Casa da Mulher Brasileira da língua terena e foi também a primeira mulher indígena a compor uma assessoria parlamentar da Vereadora Luiza Ribeiro. Atualmente é cacica na Aldeia Urbana Água Bonita desta capital.

Solange Guarani: Filha de uma grande liderança indigena “Marta Guarani”. Mora na Aldeia Urbana Água Bonita, segue os ensinamentos da sua mãe junto com outras mulheres indígenas. Atua para buscar melhorias para a sua comunidade, denunciando o machismo que as mulheres indígenas sofrem. É conselheira do Conselho Municipal dos Direitos e Defesa dos Povos Indígenas de Campo Grande/MS.

Fernando Souza: Da Etnia Terena, atualmente é Subsecretário de Políticas Públicas para os Povos Originários do MS. É Servidor da UFGD, graduado em Administração, com especialização em Políticas Sociais. Foi Coordenador Regional da FUNAI em Dourados (2017), Coordenador do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena/DSEI/SESAI/MS (2018-2019).

Damásio Gregório Filho: Enfermeiro Indígena do Povo Terena, formado pela Universidade Católica Dom Bosco, atuou durante a pandemia na linha de frente como “Enfermeiro Coordenador” do Drive Trhu da UCDB um total de 118 mil doses aplicadas durante o funcionamento. Contribuiu para que o município de Campo Grande/ MS fosse referência e modelo nacional de imunização.

Luana de Aquino Ferraz: Luana Kadiwéu, começou a fazer cerâmica com nove anos, aprendeu com sua avó. Com 15 anos, saiu da aldeia Alves de Barros, em Porto Murtinho, e veio morar em Campo Grande. Foi a primeira mulher de sua aldeia a produzir bonecas, prática que está sendo adotada por outras artesãs de Kadiwéu. Luana também faz parte da Associação das Mulheres Artistas Kadiwéu (AMAK), que foi fundada em 2017 com o objetivo de fortalecer e valorizar a produção das ceramistas Kadiwéu.

Natielly Souza de Albuquerque: Jovem Indígena do Povo Terena, nascida e criada na Aldeia Marçal de Souza a primeira construída em contexto urbano do Brasil. Está cursando Medicina Veterinária, é artesã e produz artesanato e peças de vestuários onde usa a técnica natural da pintura a mão em suas roupas. Dentre as artes indígenas, produz peças de cerâmica que é o artesanato ícone da mulher terena.

Marina Cândido Marcos: Professora Indígena do Povo Terena se formou na Universidade Federal da Grande Dourados, professora de geografia na rede municipal e estadual. Dedicando os trabalhos com as mulheres indígenas e também na educação.

Priscilla Caetano Amorim: Mulher indígena do povo laiana e Terena, mestranda no curso de Direito da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, parte da assessoria jurídica do conselho do povo Terena.

 

Paulo Victor
Assessoria de Imprensa da Vereadora

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp