Campo Grande, 18 de junho de 2024

Funtrab de Dourados promove inclusão trabalhador-empresa

Proposta defendida pelo presidente da instituição no Estado, Ademar Silva Junior, a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) em Dourados vem executando, na prática, o programa de inclusão trabalhador-empresa, através da instalação da sala de treinamento direcionada ao encontro do empregador com o pretendente a uma vaga de trabalho e às palestras realizadas na comunidade, em parceria com o projeto Mais Social do Governo do Estado.

De acordo com o gestor local da Funtrab, Fabiano Friske, a ação já começa a produzir bons resultados. Em uma semana, quatro empresas que procuraram a sala de treinamento conseguiram sair com 86 colocações de trabalho efetivadas. “Na semana passada, por exemplo, em uma única tarde, uma empresa conseguiu aprovar a seleção de 22 pessoas para contratação imediata, isso nos deixou muito contentes, é o resultado do trabalho que começa a aparecer”, disse o gestor.

Funtrab Dourados foto Clovis de Oliveira Funtrab de Dourados promove inclusão trabalhador-empresa
Fabiano Friske, da unidade de Dourados da Funtrab

Fabiano Friske disse que a unidade de Dourados da Funtrab procura manter a sintonia com o discurso do governador Eduardo Riedel e do vice José Carlos Barbosa (Barbosinha) de que “só teremos um Estado verdadeiramente inclusivo quando houver a aproximação do trabalho com a mão-de-obra qualificada”. “É isso o que estamos procurando incutir nas pessoas através de palestras realizadas na comunidade”.

Atualmente, o escritório da Fundação do Trabalho em Dourados recebe uma média de 150 a 170 pessoas por dia. Nesta quarta-feira (19), por exemplo, a lista de empregos disponíveis para o Município era de 305 vagas. Fabiano relata que o setor que mais emprega ainda é o de serviços, mas há uma associação direta com o agronegócio e a construção civil, por conta de novas indústrias que se estabelecem na região, o que demanda a abertura de vagas para o setor de construção. “Tivemos o caso de uma empresa que captou, de uma única vez, 150 pessoas já devidamente inseridas no mercado”, comemora.

O gestor da Funtrab lembra que, além da sala de treinamento que oferece essa integração, a unidade de Dourados atua diretamente na intermediação de mão de obra, proporciona facilidades ao trabalhador que procura pelo seguro-desemprego, orienta sobre a instalação do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e ainda leva palestras e instrui sobre a importância da qualificação profissional para o preenchimento das oportunidades oferecidas, reunindo um público variável de 200 a 300 pessoas em espaços cedidos por entidades sociais.

Texto e fotos: Clóvis de Oliveira, Vice-governadoria

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp