Campo Grande, 18 de junho de 2024

Com foco nos profissionais da saúde, SES promove seminário sobre hepatites virais

Em alusão a Campanha “Julho Amarelo”, a SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da área técnica de IST/Aids e Hepatites Virais realiza o “1º Seminário Sul-Mato-Grossense de Hepatites Virais” com apoio do município de Campo Grande. O seminário acontece, nesta sexta-feira (28), às 13h20, no Auditório LAC, localizado na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), na Capital.

Segundo a gerente de IST/Aids e Hepatites Virais da SES, Alessandra Salvatori, as hepatites virais são doenças que representam um grande problema de saúde pública no Brasil e no mundo por serem doenças que nem sempre apresentam sintomas e, por isso, a dificuldade do diagnóstico e do tratamento em tempo oportuno.

“Para prevenir as hepatites virais é importante ter as medidas de higiene pessoal e de saneamento básico, evitar o compartilhamento de materiais de uso pessoal, como escova de dente e alicate de unha, além de utilizar preservativo em todas as relações sexuais”, explica Salvatori.

A SES auxilia os municípios em ações importantes a fim de fortalecer a luta contra as hepatites virais. Entre as principais ações estão:

  • Distribuição de testes rápidos para triagem das hepatites virais para todos os munícipios;
  • Distribuição de insumos de prevenção (preservativo externo e interno e gel lubrificante);
  • Distribuição de medicamentos para os munícipios sede de SAE (Serviços de Atendimento Especializado) com objetivo de proporcionar o tratamento em tempo e forma adequada;
  • Distribuição das vacinas para hepatite tipos A e B.

“Julho Amarelo” é o mês de conscientização e combate às hepatites virais e o Dia Mundial das Hepatites Virais, comemorado no dia 28 de julho. Assim, a SES alerta para o avanço da doença e reforça sobre a importância da conscientização da população com a adoção de medidas de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento.

1º Seminário Sul-Mato-Grossense de Hepatites Virais

Durante o ‘1º Seminário sul-mato-grossense de Hepatites Virais’ serão abordados assuntos de relevância para que o Estado consiga alcançar a meta de eliminação das hepatites B e C como problema de saúde pública até o ano de 2030. Participam do evento profissionais de saúde dos 79 municípios do estado.

Confira a programação:

13h20 –  Perfil Epidemiológico Brasil / MS / CG

Eliane Maria da Silva

Gerente Técnica Hepatites Virais IST / SESAU

13h40 –  Epidemiologia Brasil e as populações da nossa região

Dra. Ana Rita Coimbra

Professora FACFAN – UFMS / FIOCRUZ – MS

14h40 – Debate e perguntas

15 horas – Eliminação das hepatites virais como problemas de saúde pública até 2030

Dra. Silvia Naomi de Oliveira Uehara

Médica Infectologista / FAMED / UFMS – Ministério da Saúde – MS

16 horas – Debate e perguntas

 16h20 – Encerramento.

Confira a programa completa

Kamilla Ratier, SES
Foto: Arquivo/Agência Brasil

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp