Campo Grande, 28 de novembro de 2023

Mato Grosso do Sul terá representante na ultramaratona de 250 km em Santa Catarina

Mato Grosso do Sul será representado na Uphill Ronin 250k, ultramaratona de quatro dias que vai passar pelas serras mais desafiadoras do Brasil: a Serra do Corvo Branco e a do Rio do Rastro, em Santa Catarina. Entre os brasileiros na prova, Christiane Novaes carregará o nome do Estado, com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania). A competição acontece de 14 a 17 de setembro.

Até 2018, a atleta fazia maratonas de, no máximo, 42 quilômetros, mas no ano seguinte começou a se preparar para trajetos maiores. O primeiro de longa distância foi o tradicional percurso de 75 quilômetros do revezamento Bertioga-Maresias, em São Paulo. Christiane será a única mulher sul-mato-grossense na prova de longa distância e uma das sete no geral, entre 47 brasileiros convidados.

“Representar o Estado numa prova dessa é uma responsabilidade, uma emoção. Um privilégio muito grande, na verdade. É uma distância que ainda não percorri e num formato que ainda não fiz, com quatro dias de prova. Até hoje só participei de corridas com começo e fim no mesmo dia”, destaca a maratonista de 45 anos, que considera a prova um desafio pessoal em sua trajetória esportiva.

Para se preparar para competição, seu treinador organizou treinos diários, variando os estímulos passados em relação à velocidade e distância. Cercada pela Mata Atlântica, Christiane terá pela frente subidas íngremes e trechos sinuosos. “Nas últimas semanas, ele colocava intervalos de descanso de um treino para o outro. A ideia foi gerar o estímulo do corpo para que a recuperação muscular seja mais eficiente entre uma sessão de treino e outra, além de treinos de fortalecimento e montagem de bicicleta em subida, encaixados durante a semana também”, relata a atleta.

A largada será nesta quinta-feira (14), às 7 horas da manhã (horário de MS), do mirante da Serra do Rio do Rastro, que fica no município de Lauro Müller, a mais de 1.400 metros de altitude. Os percursos diários serão: 73 km (quinta-feira), 72 km (sexta-feira), 72 km (sábado) e 42,195 km (domingo).

Lucas Castro, Fundesporte e Fernanda Villela, Programa de Estágio Supervisionado
 Fotos: Divulgação 

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp