Campo Grande, 26 de maio de 2024

Detran é parceiro de ação de segurança e saúde no trânsito realizada nesta sexta e sábado

Nesta sexta-feira e sábado (21 e 22) acontece o 3° Workshop de Segurança, Saúde, ESG (sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança) e Exercício Simulado de Acidente Rodoviário, na UCDB, em Campo Grande. O evento é uma parceria entre diversas instituições ligadas ao trânsito, coordenado pelas transportadoras Rodobelo e Locatelli, e faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito, que ocorrem de 18 a 25 de setembro.

simulacao com oculos Detran é parceiro de ação de segurança e saúde no trânsito realizada nesta sexta e sábado

O Detran-MS, como parceiro do evento, está oferecendo informações sobre legislação de trânsito e procedimentos do órgão, além de ações educativas como os óculos de simulação de embriaguez, demonstração do uso de etilômetro e ainda ações como a Amarelinha do Trânsito e educação na faixa de pedestre, voltadas para crianças.

“Os óculos de simulação de embriaguez agem no campo de visão distorcendo as imagens do entorno da pessoa. Então ele também interfere na habilidade de atenção. Isso demonstra como é arriscado o uso de bebida alcoólica e conduzir veículo em seguida”, explica Lidiana Freitas, coordenadora da ação do Detran, no evento.

O assistente de marketing, Jeferson Paixão passou pelo stand do Detran-MS, para participar da simulação de embriaguez. Para ele, a ação é extremamente importante para as pessoas refletirem sobre o comportamento seguro. “Todo mundo deveria passar por essa experiência até para poder ter noção, porque geralmente a gente acha que tomar só uma vai ser tranquilo, eu vou conseguir voltar tranquilo, mas não é assim”, disse Jefferson.

simulado de cargas perigosas 2 Detran é parceiro de ação de segurança e saúde no trânsito realizada nesta sexta e sábado

Ele conta que sofreu um acidente de trânsito sem gravidade, mas relatou que o susto valeu para repensar. “Passar por esse experimento aqui no Stand é bom para ter consciência do risco que você pode causar para outras pessoas e para si mesmo”, enfatizou o jovem.

Segundo o coordenador do evento André Luiz Ferreira, o objetivo é fomentar a cultura da prevenção de acidentes, de saúde e segurança do trabalhador ligado ao trânsito. “Estamos trazendo aos trabalhadores, acadêmicos, de forma gratuita, palestras, cursos e treinamentos. Apresentaremos uma simulação de acidente e com parcerias de diversos entidades, temos várias ações ligadas ao trânsito”, disse André, que é consultor em segurança viária.

Um dos cursos oferecidos é “Primeiro no local”, que foca nos procedimentos que devem ser adotados logo após um acidente de trânsito, os cuidados com possíveis vítimas, riscos com produtos químicos e incêndio, entre outros. “Teremos um técnico da Companhia de Ambiente de São Paulo, oferecendo esse curso que é muito importante para nosso público. Pincipalmente os profissionais veículo pesados”, explica André Luiz Ferreira.

simulado de cargas perigosas 6 Detran é parceiro de ação de segurança e saúde no trânsito realizada nesta sexta e sábado

Além do Stand com ações educativas, o Detran-MS oferece uma palestra sobre segurança no trânsito que será realizada na manhã de sábado (23) e será aberta a todo público. No sábado também haverá simulação de acidente de trânsito com capotamento de um veículo. O 3° Workshop de Segurança, Saúde, ESG é aberto a todos os públicos.

Emmanuelly Castro, Detran-MS

Fotos: Rachid Waqued

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp