Campo Grande, 10 de dezembro de 2023

No dia dos Agentes da Autoridade de Trânsito, servidores do Detran comemoram conquistas

No Dia Nacional do Agente da Autoridade de Trânsito celebrado neste sábado (23), os agentes de fiscalização do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) celebram conquistas que reconhecem a atuação desses profissionais no quadro da segurança pública.

WhatsApp Image 2023 09 22 at 13.03.59 2 No dia dos Agentes da Autoridade de Trânsito, servidores do Detran comemoram conquistas

A publicação da Lei 14.684 na última quarta-feira (20) pelo Governo Federal foi motivo de comemoração. “Mais um avanço para os Agentes de Trânsito do DETRAN/MS que labutam diuturnamente na garantia da segurança pública viária nas vias urbanas e rodovias estaduais de nosso Estado para preservação de vidas. A categoria teve mais um avanço no reconhecimento das atividades policiais que desenvolve, passando a ter suas atividades reconhecidas como perigosas”, destacou o chefe de fiscalização do Detran, Ruben Ajala.

Além do patrulhamento viário, a atuação desses profissionais inclui realizar operações/fiscalizações de trânsito e de transporte e atendimento de sinistros de trânsito nas vias urbanas e rodovias estaduais, no exercício do poder de Polícia de Trânsito para promover a segurança viária nos termos da Constituição Federal.

“É nossa missão preservar vidas e garantir a incolumidade das pessoas e do seu patrimônio nas vias públicas de Mato Grosso do Sul”, afirma.

WhatsApp Image 2023 09 22 at 13.03.59 1 No dia dos Agentes da Autoridade de Trânsito, servidores do Detran comemoram conquistas

Com a promulgação da emenda Constitucional 82 de 16 de julho de 2014, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul – DETRAN/MS, como Órgão Executivo de Trânsito do Estado passou a ter como missão a garantia da Segurança Viária nas vias públicas. Além disso, com a sanção da lei federal 13.675/2018 seus agentes de trânsito passaram a compor o Sistema Único de Segurança Pública – SUSP como agentes de segurança pública.

Homenagem

Na última quinta-feira (21) os agentes de trânsito do Detran-MS foram homenageados com moção de congratulação pelos serviços prestados em Corumbá após estragos provocados por vendaval que atingiu o município.

Durante quatro dias as equipes atuaram na organização do trânsito em Corumbá que foi atingida por ventos de mais de 100km/h que deixaram sinalizações destruídas e cruzamentos sem sinalização devido 21 semáforos inoperantes ou operando com algum tipo de problema.

A moção assinada pelo prefeito, Marcelo Iunes, e do vereador, Alexandre Vasconcelos, foi entregue pelo gerente regional do Detran, Carlos Davi.

Mireli Obando, Detran-MS

Fotos: Detran

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp