Campo Grande, 24 de abril de 2024

No Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, governador e primeira-dama participam de evento do Sebrae MS

Na data que é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (5 de outubro), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Mato Grosso do Sul (Sebrae) realizou na tarde desta quinta-feira (5) a abertura do primeiro e maior festival de empreendedorismo organizado pela instituição, o “Empreend Fest”.

O governador Eduardo Riedel, acompanhado da primeira-dama, Mônica Riedel, participaram da abertura do evento. “Nossa economia tem uma presença muito forte da micro e pequena empresa. Aqui no Estado, das 322 mil empresas, praticamente 170 mil são micro empresas, e mais 70 mil pequenas empresas, que fazem as coisas acontecerem em torno da geração de emprego e renda, oportunidade, e cada vez mais são empresas individuais”, afirmou Riedel durante entrevista para a imprensa.

Riedel descreveu que os empreendedores e empreendedoras são pessoas que sonham com algum projeto de levantar um negócio e que o Estado tem feito o papel, de criar um ambiente favorável para que isto ocorra. Ainda segundo o governador, o “Empreend Fest” é um exemplo deste fomento.

Em Mato Grosso do Sul, entre janeiro e julho deste ano, foram gerados 17.359 empregos em micro e pequenas empresas. Em julho, esse número foi de 2.084, sendo o setor de comércio o mais abrangente, com 868 vagas. Já o setor de serviços seguiu em segundo lugar com 774, e de indústria de transformação fechou o mês com 251 empregos. Números que se alinham à instalação de novos empreendimentos no estado, como é o caso da Arauco e Suzano.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o “Empreend Fest” é uma oportunidade de mostrar produtos “made in Pantanal”, além dos produtos fabricados pelas mulheres. “Temos 10 mil inscritos na feira para estes dois dias de evento. E vamos ter a chance de mostrar e trocar ideias e fortalecer cada um destes negócios”, declarou.

Também o presidente do Sistema Fecomércio e vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual Sebrae/MS, Edison Ferreira De Araújo, lembrou que era um dia de festa para empreendedores sul-mato-grossenses. “Os pequenos negócios são a base da economia do País. Em Mato Grosso do Sul, eles representam praticamente 90% do total de empresas”, mencionou.

A primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, juntamente com outras mulheres, entregou o Prêmio Sebrae Mulheres de Negócios. “É muito importante valorizarmos o empreendedorismo feminino. Vocês fazem a diferença pelas lutas e vitórias. O Sebrae dá uma confiança para as mulheres empreendedoras. Ao empreender, vocês não só contribuem para a economia, mas também estão empreendendo suas vidas, melhorando e transformando a vida de outras pessoas”, destacou a primeira-dama ao entregar o Prêmio para as vencedoras.

Premio Mulher de Negocios Sebrae 1 No Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, governador e primeira-dama participam de evento do Sebrae MS
As mulheres que decidiram empreender já ultrapassam 122 mil no estado – Foto Kawhã Rodrigues/Comunicação Sebrae MS

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios existe desde 2004 e visa unir a rede de mulheres empreendedoras através do contato e visibilidade. Ele faz parte das ações do programa Sebrae Delas, que incentiva o empreendedorismo feminino, e de acordo com a gestora estadual da iniciativa em Mato Grosso do Sul, Vânia Bispo, o espaço do EmpreendeFest servirá para impulsionar a visibilidade dos negócios liderados por mulheres e o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma forma de incentivar e prestigiar o protagonismo feminino.

As mulheres que decidiram empreender já ultrapassam 122 mil no estado, segundo o estudo “Donas de Negócio no Brasil”, disponível no DataSebrae.

“EmprendFest” segue até esta sexta-feira (6) com grandes nomes do mercado como Martha Gabriel, Marcos Piangers, Diego Ribas e Natalia Beauty.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, e o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha também participaram do evento, entre outras autoridades.

Veja abaixo a relação das vencedoras do Prêmio Sebrae Mulheres de Negócios

Categoria Produtora Rural

Lucia Maria Oliveira Monteiro, da Empresa Vaca Que Ri, de Anastácio.

Categoria Microempreendedora Individual

3º Lugar – Emprésaria Ana Regina Maidana Dias, da Empresa Ateliê Pérolas da Ana, de Guia Lopes da Laguna.
2º Lugar – Empresária Tatiana Agnelli Ottolia de Souza, da Empresa Tutti Costura Criativa, de Campo Grande.
1º Lugar – Empresária Camila da Silva Brito, da Empresa Mato Fértil, de Campo Grande.

Categoria Pequenos Negócios

3º Lugar – Empresária Jackeline Cristina dos Santos Silva, Empresa Academia Feminina Studio Diva Z, de Naviraí.
2º Lugar – Empresária Juliana Aparecida Fleury Aranda, da Empresa Ru Uniformes, de Campo Grande.


1º Lugar – Empresária Beatriz Branco de Araújo, da Empresa Angí Chocolates, de Campo Grande.

As vencedoras em 1º Lugar serão premiadas com uma Missão Técnica custeada pelo Sebrae/MS. As vencedoras em 2º e 3º Lugar serão premiadas com uma solução do Sebrae (Empretec, Bootcamp ou Workshop Liderança: Pausa, Expanção, Foco e Ação).

ATENÇAO IMPRENSA segue o pack de imagens:

https://drive.google.com/drive/folders/1mKAFdx2yWWBoSNeszhmgdBSLi-uRUnnD?usp=sharing

https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1P84YHGuDqA4DrINL26I-Cr61kqVfcd7U

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp