Campo Grande, 22 de abril de 2024

Para otimizar processos, Detran ouve CFCs e coloca novas medidas em prática

Na segunda-feira (6) o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) reafirmou o compromisso de dialogar com os CFCs (Centros de Formação de Condutores).

Para alinhar procedimentos e promover maior acesso dos alunos ao agendamento do exame prático de habilitação, a autarquia convidou representantes das autoescolas para entender as principais dificuldades e alinhar novos procedimentos.

prova pratica motos 5 Para otimizar processos, Detran ouve CFCs e coloca novas medidas em práticaA disponibilidade de vagas para exames e outras regras de procedimento previamente estabelecidas, estiveram na lista de demandas apresentadas ao Diretor-Adjunto do Detran, Juvenal Neto e a Diretoria de Habilitação.

Visando a satisfação dos CFCs e impacto direto no cidadão, o Detran sinalizou a viabilidade de mudanças, como o exame de categoria A (moto) que atualmente é realizado às quartas e sextas-feiras no período matutino, e passará a ser realizado somente às quartas pela manhã. Tão logo definida a data desta alteração, a informação será divulgada. Com essa alteração, será possível ofertar vagas para exames práticos da categoria B (carro) na sexta-feira de manhã.

Outra solicitação está relacionada à mudança no horário de liberação da agenda, das 9h para as 17h. O pedido está em análise pela equipe técnica responsável pelo sistema de agendamento, e será informado aos representantes assim que houver um posicionamento.

Os sábados continuarão com a oferta de atendimento extra para aplicação de exames práticos na categoria B (carro), no período matutino e vespertino.

prova pratica veiculos Para otimizar processos, Detran ouve CFCs e coloca novas medidas em prática

“Reunião muito proveitosa. Nós fizemos diversas sugestões para que a gente consiga amenizar o impacto desse final de ano. A gente sabe que nem o Detran nem o CFC têm culpa dessa demanda acumulada”, afirmou Henrique Fernandes, presidente do Sindcfc.

“Foi de muito proveito tanto para nós CFCs como o Detran, pois estamos unidos em resolver os exames práticos do MS em parceria. Além de ajudar os usuários da melhor forma”, disse Jair Ribeiro Villela, representante da Associação dos CFCs.

Último mutirão

Durante a reunião foi ressaltada a adesão ao último mutirão de atendimento de exames práticos que será realizado na próxima semana, entre os dias 13 a 18 de novembro. Será a terceira edição da ação promovida pelo Detran-MS com a oferta de mais de 2 mil vagas para agendamento e realização da etapa prática.

“A autoescola é responsável por agendar o exame, dessa forma, os alunos que necessitam deste serviço devem procurar o quanto antes seu CFC e aproveitar as vagas ofertadas no mutirão”, afirma a chefe da Divisão de Exames, Lina Zeinab.

Exames práticos

GraficoEXAMES Detran Para otimizar processos, Detran ouve CFCs e coloca novas medidas em prática
Gráfico da média histórica de exames práticos

O Detran-MS conta com aproximadamente 57 mil processos de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em andamento, sendo 20 mil represados da pandemia e que expiram em 31 de dezembro de 2023.

Mutirões, ampliação na oferta de vagas durante a semana, e a inclusão do sábado no cronograma de agendamentos estão entre as medidas adotadas pelo Detran-MS para possibilitar que os futuros condutores possam concluir os processos abertos entre os anos de 2019 a 2022.

O esforço da equipe da Banca Examinadora, que atua tanto na Capital quanto no interior do Estado, pode ser conferido nos registros históricos do Detran-MS. Para se ter uma ideia, os números de 2023 superam a média dos exames práticos realizados nos últimos 5 anos.

Mireli Obando, Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp