Campo Grande, 27 de fevereiro de 2024

Aprovado PL que institui a Semana do Livro, Leitura e Biblioteca em MS

Projeto prevê a realização de atividades como feiras de livros, palestras, contação de histórias e concursos literários na última semana de outubro

Foi aprovada hoje a redação final do Projeto de Lei 231/2023, de autoria da Deputada Gleice Jane (PT), que institui a Semana Estadual do Livro, Leitura e Biblioteca em Mato Grosso do Sul. A proposta prevê a designação da data a ser incorporada ao Calendário Oficial de Eventos do Estado na última semana de outubro.

“Como deputada e professora, comemoro duplamente a aprovação deste projeto. Ao seguir a orientação do governo federal para estimular a leitura, estamos construindo a base sólida para uma juventude mais instruída e capaz de enfrentar os desafios. Estamos formando não apenas leitores, mas cidadãos ativos e participativos, prontos para moldar um futuro mais promissor para Mato Grosso do Sul e para o Brasil”, afirma a parlamentar.

O objetivo principal do projeto é promover o livro, a leitura e as bibliotecas como instrumentos de desenvolvimento social e humano. O PL prevê a realização de diversas atividades, como feiras de livros, palestras, contação de histórias e concursos literários. A iniciativa também visa incentivar visitas às bibliotecas públicas e escolares, encorajando o uso de seus acervos e a divulgação de obras de autores do estado.

Para a deputada Gleice Jane, a leitura representa uma importante ferramenta para adquirir conhecimento, desenvolver pensamento crítico, criatividade, empatia e habilidades de comunicação. Ela destaca também o papel fundamental dos bibliotecários como mediadores da informação e agentes de ações sociais nas instituições onde atuam.

O PL, que representa um avanço importante na promoção da leitura e do acesso à informação em Mato Grosso do Sul, havia sido aprovado ontem em 2ª votação e, com aprovação da redação final nesta quarta-feira (6), segue para sanção.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp