Campo Grande, 24 de abril de 2024

Prazo para plantio de soja tem alterações neste final de ano em Mato Grosso do Sul

O último dia para o plantio de soja em Mato Grosso do Sul será 24 de dezembro. Após esta data, começa o período conhecido como vazio sanitário da soja, quando é proibido o plantio da cultura.

A medida é adotada pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, ligada à Semadec (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) com base em determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O vazio sanitário deve ter no mínimo 90 dias, em que não se pode plantar e nem manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada. O objetivo é reduzir ao máximo possível o risco de desenvolver a ferrugem asiática da soja, considerada uma das mais severas doenças que incidem na cultura.

A medida implementada no Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS) visa à racionalização do número de aplicações de fungicidas e a redução dos riscos de desenvolver doenças ligadas aos fungos destas plantações.

Em caso de dúvidas, orientações ou denúncias, entre em contato com a Iagro através dos números: 0800 647 2788 ou (67) 99971-8163.

João Pedro Flores, Programa de Estágio Supervisionado
Foto: Bruno Rezende

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp