Campo Grande, 28 de abril de 2024

População movimenta o Drive Thru da Reciclagem com descarte de milhares de resíduos

Do desapego de antigos objetos a fardos de vidros e garrafas pet, a mobilização lotou containers neste sábado

drive thru dia 3.4 População movimenta o Drive Thru da Reciclagem com descarte de milhares de resíduosNo terceiro dia do Drive Thru da Reciclagem o cenário das coletas já estava transformado, com pilhas de materiais que não paravam de crescer. O movimento foi intenso, com os motoristas aproveitando o sábado de sol para dar uma passada no espaço de sustentabilidade e deixar seus itens.

Container, caçambas e até um caminhão baú foram sendo tomados pela imensa diversidade de resíduos descartados. Muita gente viu no evento a oportunidade de, finalmente, dar destino a algum produto já sem utilidade, tendo a garantia de estar fazendo o descarte correto.

Pessoas como o aposentado Naldir Ferreira, 66 anos, que chegou para entregar a antiga TV de 29 polegadas, de tubo, companheira de 33 anos. “Ela apareceu com uma listra na tela, eu falei com o rapaz de uma eletrônica, e ele disse que dessa vez não tinha mais jeito. Tive que comprar uma nova, uma tal de 4K’”, contou.drive thru dia 3.1 População movimenta o Drive Thru da Reciclagem com descarte de milhares de resíduos

Ele admite que não ficou contente em ter que se desfazer do equipamento antigo, mas quando percebeu que era a única solução, se preocupou em fazer o descarte correto. Ao chegar no Drive Thru fez perguntas sobre como funciona a reciclagem e a destinação do material. “Eu trouxe aqui porque acho que é muito importante não jogar em qualquer lugar. Acho um absurdo fazer isso”.

drive thru dia 3.11 População movimenta o Drive Thru da Reciclagem com descarte de milhares de resíduos“Nós percebemos que as pessoas estão, sim, cada vez entendendo mais a importância do papel de cada um para fazermos da nossa cidade, nosso estado, nosso País e nosso Planeta um lugar sustentável”, ressalta a diretora de Saneamento Básico, Iara Marchioretto. “É uma satisfação quando conseguimos aliar o ensinamento das crianças, das gerações mais novas, ao exemplo das pessoas mais velhas”.

Desapegar e preservardrive thru dia 3.9 População movimenta o Drive Thru da Reciclagem com descarte de milhares de resíduos

E não é só seo Naldir. No ponto de recolhimento de eletrônicos e similares, os descartados parecem contar histórias de muitas vidas.

Objetos utilitários e de decoração de sala, quarto, cozinha, escritório chegaram aos montes. Muitos com danos visíveis, outros apenas vencidos pelo tempo e a rápida evolução da tecnologia.

Amarelados, quebrados, alguns empoeirados. Televisores de todos os tipos, ventiladores de todos os tamanhos, circuladores de ar, aspiradores de pó, computadores e sua imensa família de acessórios – mouse, teclado, monitor.

drive thru dia 3.7 População movimenta o Drive Thru da Reciclagem com descarte de milhares de resíduosDos porta-malas também chegou grande quantidade de livros e apostilas já não utilizados, trazidos por quem trabalha em escola, ou quem é pai e mãe de estudante; muitas caixas de papelão que já foram embalagens; restos de bacias plásticas, cadeiras, sapatos que parecem ter ficado décadas esquecidos no fundo do armário.drive thru dia 3.10 População movimenta o Drive Thru da Reciclagem com descarte de milhares de resíduos

Item de consumo diário de praticamente qualquer pessoa, as garrafas estavam entre os itens mais recolhidos. De plástico ou de vidro, esse tipo de embalagem foi se acumulando em grandes fardos nos containers ao longo do dia.

“Foi muito interessante ver a mobilização das pessoas, que aceitaram esse chamado de parceria e entenderam que o Drive Thru é uma oportunidade para se desfazer das coisas que não servem, mas também uma atitude cidadã”, conta a diretora de Inovação da AGEMS, Rejane Monteiro. “Muitas perguntaram quando vai ter o próximo evento, e já vão se preparar para separar os materiais de descarte”.drive thru dia 3.20 População movimenta o Drive Thru da Reciclagem com descarte de milhares de resíduosdrive thru dia 3.12 População movimenta o Drive Thru da Reciclagem com descarte de milhares de resíduos

drive thru dia 3.8 População movimenta o Drive Thru da Reciclagem com descarte de milhares de resíduosA próxima edição do Drive Thru da Reciclagem está marcada para junho deste ano.

drive thru dia 3.2 População movimenta o Drive Thru da Reciclagem com descarte de milhares de resíduos Fotos: Cleidiomar BarbosaWhatsApp Image 2024 03 16 at 18.22.06 População movimenta o Drive Thru da Reciclagem com descarte de milhares de resíduos

Publicado por: Gizele Oliveira

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp