A Prefeitura vem investindo forte também para melhorar a infraestrutura viária na zona rural e assim apoiar os produtores na constante busca pela competitividade no agronegócio. Campo Grande é a “Capital do Agronegócio” e carrega o título de capital brasileira com maior valor de Produção Agrícola Municipal, conforme levantamento divulgado pelo IBGE no segundo semestre do ano passado.

Um segmento definido como prioridade pelo Executivo é o das pontes e a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) vem com um trabalho robusto na substituição das pontes de madeira pelas de concreto, visando reduzir os custos com a manutenção. No município são 85 pontes que a Sisep cuida da manutenção.

Até o momento, a administração realizou a manutenção completa de três pontes de madeira (sobre os córregos Botas e Ceroula e do rio Anhanduí) e três pontes de concreto estão sendo concluídas, todas elas na rodovia municipal CG-286. Outra ação importante para o desenvolvimento do setor rural e da agricultura familiar é a conclusão da ponte sobre o córrego Limpo, na estrada CG-040, caminho para os assentamentos Sucuri e Conquista, na região do Aguão. Em parceria com a CEF (Caixa Econômica Federal), foram investidos R$ 792.102,51 na ponte de concreto com 20 metros de comprimento. Além disso, a Sisep faz a manutenção frequente da estrada.

“A Prefeitura tem realizado obras tanto na área urbana como rural. Essa ponte de concreto na CG-040 atende uma importante região, que produz grãos e leite e movimenta o turismo, pois a região vem recebendo fluxo cada vez maior de visitantes que gostam de contemplar a natureza”, afirma Marcelo Miglioli, secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos.

PONTE INFERNINHO Prefeitura fortalece o agronegócio com investimentos na infraestrutura de escoamento da produção

Para garantir boas condições de tráfego nas estradas rurais, a Sisep também mantém equipe trabalhando diariamente na manutenção dessas vias. Nas duas últimas semanas, as equipes estão trabalhando na altura do km 464 da BR-163, acesso às chácaras da região. Também estão atuando na CG-010 e CG-282 e também no Distrito de Anhanduí.

Manutencao de via rural Prefeitura fortalece o agronegócio com investimentos na infraestrutura de escoamento da produção

Produção

De acordo com dados do PAM 2022 (Produção Agrícola Municipal) divulgados pelo IBGE em setembro do ano passado, de 2021 para 2022, a área plantada no município aumentou em 2,45%, enquanto o valor da produção teve alta nominal de 9,06%. Campo Grande registrou um faturamento bruto da produção agrícola de R$ 1,231 bilhão.

Este valor foi resultado de uma produção de 738.379 toneladas de produtos colhidos em uma área plantada de 161.064 hectares. A combinação única entre o valor bruto da produção, a produção colhida e a área plantada colocam Campo Grande no topo do ranking das capitais brasileiras em termos de rentabilidade na produção agropecuária. Entre os municípios de Mato Grosso do Sul, Campo Grande possui o 15º maior valor de produção de lavouras temporárias, conforme o estudo divulgado pelo IBGE.

 

 

#pratodosverem. A matéria possui três fotos. A imagem de capa mostra um trator de cor amarela fazendo manutenção de uma via na zona rural. A segundo imagem, no corpo do texto, é aérea e mostra a ponte na região do Assentamento Sucuri, região do inferninho. Já a terceira imagem, é de outro trator amarelo em outra estrada vicinal. Na imagem também é possível ver uma mulher andando pela rua.