Campo Grande, 30 de abril de 2024

Movida a desafios, Fabíola valoriza conquistas pessoais e a força feminina em posição de destaque

O ano de 2024 chegou trazendo para a Agência Estadual de Regulação (AGEMS) grandes desafios e oportunidades no setor do gás. Parte importante dos projetos de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, o energético é matéria-prima do trabalho da Agência, que vem avançando na atualização de regulamentos de fiscalização e das operações de distribuição, e vem liderando discussões para modernizar e expandir a disponibilidade no estado.

Trabalho Sistema Trip Fabiola Movida a desafios, Fabíola valoriza conquistas pessoais e a força feminina em posição de destaque

Fabíola Porcaro apresenta artigo jurídico no Congresso ABAR 2023

É nesse ambiente que a advogada Fabíola Porcaro de Abreu tem agora seu foco profissional. Formada em direito, pós-graduada em Direito do Estado e das Relações Sociais, especializada em Direito das Agências Reguladoras pela FGV, ela é hoje assessora técnica e jurídica da Diretoria de Gás, Energia e Mineração.

fabiola encontro camaras abar Movida a desafios, Fabíola valoriza conquistas pessoais e a força feminina em posição de destaque

Leandro Caldo e Fabíola Porcaro, durante reunião das Câmaras Técnicas ABAR, em Campo Grande – 2023

Cheguei há 14 anos, trazendo a experiência da Advocacia, do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul e da Divisão de Exercícios Fiscais da Procuradoria Jurídica da Prefeitura de Campo Grande

 Em diferentes momentos, os conhecimentos e a dedicação também estiveram a serviço da Câmara Técnica de Energia e da Câmara Técnica de Saneamento na AGEMS. As múltiplas práticas e vivências profissionais orgulham quem acredita no papel fundamental da regulação para a garantia de execução das políticas públicas, com a definição de tarifas módicas, com os normativos de monitoramento e fiscalização que asseguram a melhor oferta e a universalização dos serviços públicos.

 Trabalhar aqui foi sempre muito gratificante. A possibilidade de influir no bem-estar do cidadão, de resolver problemas de qualidade e eficiência dos serviços de forma dinâmica e técnica dá um sentimento de utilidade e contribuição.

 Movida a desafios, recentemente Fabíola aceitou mais um, o de trabalhar na Diretoria que é responsável por desenvolver um novo e atualizado modelo regulatório para distribuição de gás canalizado no Estado.

Me sinto muito animada e mais uma vez estimulada a entregar o melhor. 

Acho que uma vida sem desafios não vale a pena, e trabalhar na AGEMS é sempre ser desafiada a encontrar soluções e caminhos inovadores.

 Influência e valorização feminina

Paula Campos Movida a desafios, Fabíola valoriza conquistas pessoais e a força feminina em posição de destaque

Paula Campos, diretora da Abegás, em momento de descontração durante visita a Campo Grande

No ambiente técnico de um setor em que as mulheres não costumam ser maioria, a descoberta daquelas que acabam se tornando uma referência são inspiradoras para quem acredita na importância da valorização e das oportunidades cada vez maiores para elas.

 A minha vida profissional na AGEMS é sempre renovada com encontros, muitas vezes inesperados, que fazem aprofundar não só o conhecimento técnico, mas o autoconhecimento. 

 Um exemplo foi o encontro com a diretora da Abegás [Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado], Paula Campos, que além de ter uma história profissional admirável, compartilhou sua história de vida cheia de obstáculos e desafios. E uma frase dita por ela que me marcou muito foi que ela não foi atrás do feminismo, o feminismo a encontrou.

 Foi revolucionário o encontro, pois me deparar com mulheres em posição destaque, que envolvem e querem caminhar unidas, abrindo caminhos para o conhecimento técnico, profissional e humano é sensacional. Paula, de pronto, já me inseriu no grupo das Mulheres do Biogás – um grupo do setor que dentre tantas atividades, promove e incentiva o conhecimento.

  Entusiasmada com os desafios e com cada conquista, Fabíola destaca o quanto a AGEMS teve um grande salto com a gestão atual.

Talentos, trabalhos e ideias que antes estavam “engavetados” vieram à tona.

 

Publicado por: Gizele Oliveira

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp