Campo Grande, 30 de abril de 2024

Policiais penais pedem apoio da ALEMS para regulamentar profissão

Policiais penais que atuam em Mato Grosso do Sul participaram da primeira sessão plenária da semana, nesta terça-feira (16), e solicitaram apoio da Casa de Leis na interlocução com o Governo do Estado para a regulamentação da profissão. Na tribuna da Casa de Leis, o presidente do sindicato da categoria, André Luiz Santiago, alertou para o que chamou de “perigo de calamidade pública” iminente devido à precarização da estrutura e baixa do efetivo de servidores.

“Pedimos socorro a esta Casa. Estamos ‘segurando a peteca’ e estamos com uma imensa responsabilidade, um fardo descomunal. Queremos evitar uma calamidade, que infelizmente pode acontecer se tiver um motim ou uma rebelião. Tudo isso devido à demora na regulamentação [da profissão] e falta de estrutura”, enfatizou.

Segundo ele, o Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de MS (Sinsap/MS) reconhece a importância e a possibilidade dos deputados intervirem junto ao Poder Executivo. Lembrou, inclusive, da Lei 6.198/2024, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), que instituiu o Dia Estadual do Policial Penal, a ser celebrado em 4 de dezembro.

Santiago ressaltou a baixa entre o efeito de servidores este ano – de 1946 profissionais, em janeiro, para 1918 agora – e as dificuldades para atenderem às demandas de custódias hospitalares, que são imprevisíveis. “Hoje, temos profissionais fazendo sozinhos a escolta hospitalar, cenário que nunca houve. Há uma redução do quadro e um aumento absurdo da demanda”, explicou, complementando que, em muitos casos, os servidores acabam deixando a unidade desguarnecida para atenderem aos chamados.

“Só a regulamentação e o concurso público, com celeridade, é que poderão mudar esse cenário. Por isso, pedimos o apoio desta Casa, porque a regulamentação representará o nosso renascimento”, finalizou.

Os deputados Junior Mochi (MDB) e Mara Caseiro (PSDB) declararam apoio à categoria e se colocaram à disposição para a interlocução com o Governo. “Sabemos da importância dos profissionais para o Sistema de Segurança do nosso Estado e a paz social. Isso faz com que a Casa e os deputados se sintam sensibilizados. Com certeza, através do diálogo, conseguiremos avançar”, disse Mochi.

Mara lembrou do empenho para a criação da categoria, mediante lei, e disse que buscará o governador Eduardo Riedel (PSDB). “Vamos levar essa reivindicação para que haja a regulamentação. Entendemos a necessidade e valorizamos o trabalho de cada um de vocês. Mesmo com um efetivo tão pequeno, cada um continua cumprindo sua função com dedicação e responsabilidade”, afirmou.

Assista à sessão plenária e aos pronunciamentos, na íntegra, clicando aqui.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp