Campo Grande, 2 de maio de 2024

Diretores de EMEIs se reúnem para formação sobre modalidades organizativas

Os 106 gestores das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) da REME (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande reuniram-se na manhã desta quinta-feira (18) para uma formação continuada sobre as modalidades organizativas (sequências e projetos didáticos) e as possibilidades de organização do tempo.

A pauta foi elaborada pela Divisão de Educação Infantil (Deinf), que retomou a discussão sobre currículo e planejamento na educação infantil e introduziu essas modalidades de trabalho pedagógico para análise junto aos profissionais das escolas.

Segundo a superintendente de Políticas Educacionais, Ana Dorsa, a formação de hoje, com os diretores das escolas de educação infantil, teve como objetivo abordar questões organizacionais. “Foi uma pauta formativa, com enfoque pedagógico, na qual trouxemos discussões sobre a chegada dos professores, dos grupos 1 e 2, e a organização dos planejamentos dos professores, além de temas relacionados à organização dos espaços”.

De acordo com a chefe da Divisão de Educação Infantil das Superintendências de Políticas Educacionais da Secretaria, Leusa de Melo, a formação beneficia diretamente os gestores participantes. “E, consequentemente, eles também vão beneficiar os professores e assistentes que atuam nas escolas de educação infantil, os quais amanhã vão vivenciar essa formação no espaço onde realizam efetivamente o trabalho. Portanto, não podemos discutir processos de formação de professores sem articular isso com a atuação dos gestores escolares e dos coordenadores pedagógicos”.

A diretora Luciana Lima, da EMEI Pascoala Vera Rios, eleita para o cargo no ano passado, compartilha sua experiência na participação da segunda formação oferecida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). “Eu considero essa formação muito importante, pois reunimos todos os diretores e é um momento de troca de experiências, muito aprendizado, oportunidade de revisitar a organização do nosso ambiente de trabalho, rever nossas atitudes com os nossos professores e toda a equipe que trabalha conosco em prol das nossas crianças”, conclui.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp