Partida acontecerá na Arena de Pernambuco durante a data Fifa de novembro
Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro
A CBF remarcou o jogo atrasado entre Sport e Flamengo, válido pela 12ª rodada do Brasileirão. O encontro que aconteceria no dia 13 de novembro, às 20h30, na Arena de Pernambuco, passou para o dia 15 de novembro, às 18h30 — esta é a data do aniversário de 130 anos do clube carioca. O estádio de São Lourenço da Mata, na região metropolitana de Recife, está mantido.
Inicialmente, a partida aconteceria na Ilha do Retiro, mas o clube pernambucano mudou o local em função da entrada de uma empresa que pagou R$ 3 milhões líquidos para realizar o jogo na Arena. Segundo o Sport divulgou há uma semana, o acordo firmado no final de julho não configura venda de mando de campo e gera “a maior receita já registrada pelo futebol pernambucano em um único jogo”.
Outro problema apareceu assim que a partida foi marcada para o dia 13: a Arena de Pernambuco já tinha um evento marcado no local. Por isso, precisou ser postergada para o dia 15. Lembrando que o encontro se dará em meio à data Fifa de novembro.
O Sport confirmou a nova mudança em nota: “O Sport Club do Recife informa que recebeu, nesta quinta-feira (16), a confirmação oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) quanto à realização da partida contra o Flamengo, válida pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. O confronto está confirmado para o dia 15 de novembro, às 18h30, na Arena de Pernambuco. O serviço de jogo, com informações detalhadas sobre ingressos, acessos e orientações ao torcedor, será divulgado pelo Clube próximo da data da partida.”
Esta partida foi adiada por conta da participação do rubro-negro carioca na Copa do Mundo de Clubes. Porém, desde a retomada do calendário nacional, não houve brecha para marcação. Inclusive, o confronto do segundo turno entre os dois clubes acontecerá antes: no dia 1º de novembro, um sábado, às 21h, no Maracanã.
Quando a data original do jogo adiado foi publicada hoje pela CBF, o Flamengo já estava ciente. Assim, há conformismo com a marcação, já que não haveria outra data futura. O ponto de alerta do departamento de futebol reside na quantidade de atletas que poderão ser convocados para os compromissos de suas seleções — na data Fifa de outubro, nenhum jogador foi chamado.
A insatisfação interna gira mais em torno da mudança de calendário feita pela entidade ao colocar as semifinais da Copa do Brasil para o fim do ano, após o fim do Brasileirão. Como o clube foi eliminado, poderia tirar o atraso do calendário em algum meio de semana reservado para o torneio eliminatório.
No entanto, clubes como o Palmeiras passaram pela mesma situação. Inclusive, o alviverde terá outro compromisso atrasado na próxima data Fifa: o clássico com o Santos, válida pela 13ª rodada, também no dia 15 de novembro, às 21h, na Vila Belmiro.